News Setembro 2020

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  • NOVA GESTÃO FNCC

FNCC conta com nova Diretoria e Conselho Fiscal

Nova gestão tem como foco a modernidade, representatividade e intercooperação

No dia 6 de agosto aconteceu a posse da nova chapa da Diretoria da FNCC. Eleita por maioria de votos, a nova Diretoria é composta por André Luiz Brone como Diretor Financeiro, Clodoaldo Palú no cargo de Diretor Administrativo e Ivo Lara Rodrigues como Diretor Presidente.

Os membros do Conselho Fiscal, também eleitos por maioria de votos, dessa nova gestão são: Angela Barbara Urbano, Claudio Nolasco, André Luís Silva, Delvo Martinelli, Fabiana Francischini e Silvana Breda. A Diretoria possui três anos de mandato e o Conselho Fiscal conta com um ano de mandato.

Vale destacar que para a nova gestão da diretoria o novo ciclo vem com planos ousados de desenvolvimento, focando na modernidade, representatividade e intercooperação.

“Temos um planejamento estratégico anual que reforma a estrutura interna da FNCC para dar subsídios aos projetos que visam gerar desenvolvimento e modernidade para as cooperativas federadas – 45 no total. Um número que já alcançou sua meta e que tem potencial para muito mais, antes do prazo definido”, explica o novo Diretor Presidente da FNCC.

Pilar da representatividade

Uma das metas a longo prazo é que a FNCC foque na representatividade. Seja referência das coops dentro do seu próprio cenário, respeitando suas peculiaridades e necessidades, individualizando o atendimento e suprindo suas demandas específicas.

A intenção é que a Federação seja o suporte principal das cooperativas independentes, uma vez que a FNCC é a instituição que fala a língua delas e se adequa a cada realidade.

Planos para agora

“Em momentos de Selic muito baixa, crise financeira e pandemia, precisamos avaliar a oportunidade de oferecer alternativas de investimentos para nossos cooperados” pontua Ivo sobre projetos a curto prazo para as federadas da FNCC.

Além disso, há planos de adicionar um projeto onde as cooperativas receberão indicadores para gestão integrada de seus riscos, tema exigido pelo Bacen.

Intercooperação

“Uma cooperativa impacta o local, ao potencializar isso, podemos levar oportunidades para outras. E para isso temos um projeto em estudo de viabilidade e transformação para uma central, mas precisará de desenvolvimento e apoio de todo grupo de federadas, o futuro é de todos, não somente da diretoria”, declara Ivo Lara Rodrigues sobre esse projeto que visa ser de médio a longo prazo.

Para o futuro

“Nossa diretoria pretende dar continuidade aos trabalhos já planejados e acrescentar outras entregas. É um trabalho de sucessão no qual seguimos eu e os outros dois diretores. A chegada do Clodoaldo Palú e do novo Conselho Fiscal nos trazem ótimas expectativas”, afirma o Novo Diretor Presidente.

 


  • CONECTA

Segundo Conecta do ano traz novidades e promove troca de experiências

Futuro cooperativista foi foco do evento online

Aconteceu no dia 12 de agosto o segundo Conecta de 2020. Evento da FNCC que reúne suas federadas e membros da diretoria para expor e debater temas do segmento cooperativista.

“Na Federação todos trabalham da mesma forma, todos se dedicam”, foi assim que o novo Diretor Presidente da FNCC, Ivo Lara Rodrigues, abriu o Conecta e deu boas vindas aos 60 participantes na ferramenta Microsoft Teams.

Olhar para frente

O Diretor Financeiro, André Brone, deu as boas vindas às novas Coops Afiliadas e apresentou os indicadores. Além de explicar os próximos passos da FNCC, André mostrou as ações da Federação até este mês.

““A Federação está em fase de melhora, precisamos da comunicação das federadas e das pessoas para um crescimento forte”, completou o Diretor Financeiro.

Portabilidade

No painel sobre Governanças, foi quando os participantes começaram a interagir, tirar dúvidas, levantar questões e oferecer sugestões para a FNCC. Da mesma forma foi quando Fabrício Koeke, auditor da Padrão Auditoria, falou sobre portabilidade.

“É bom tirar da cabeça que é só para cumprir norma, dessa forma a gente só enxerga os custos e deixa de lado os benefícios”, completou o auditor, e em seguida tirou diversas dúvidas e ofereceu sugestões para coops de diferentes realidades.

Troca de experiências

No intuito de oferecer mais troca entre as coops e mostrar resultados reais, três cooperativas exibiram sua experiência de Assembleia Geral Virtual. Representantes da Cogem, CrediBASF e Cooper-Sekurit citaram as ferramentas que utilizaram e o feedback positivo do novo formato de Assembleia.

Para finalizar, o Analista de Controles Internos da FNCC, Elvis Cardoso, explicou sobre a ferramenta de Estrutura Centralizada para o Gerenciamento Contínuo de Riscos e de Capital. “Trata-se de uma ferramenta para apurar se as coops estão em conformidade com os níveis aceitáveis de risco, com um relatório que enviamos elas podem avaliar oscilações, ajudar na tomada de decisões e tudo que pode ajudar ou prejudicar nossas federadas”, completa Elvis.

 


  • WORKSHOP PDGC

FNCC promove Workshop PDGC

 Dessa vez o treinamento falou sobre a parte de Governança

No dia 14 de agosto aconteceu mais um workshop da FNCC, o PDGC – Governança. O encontro aconteceu via Microsoft Teams e contou com 44 participantes.

Nessa ocasião o SESCOOP orientou os representantes das federadas sobre o preenchimento do instrumento dentro do PDGC, na parte de Governança. Foi mais um momento de partilha de conhecimento e um passo a mais no caminho de aprendizado da ferramenta.

Vale destacar que o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão cooperativa.

O Programa é ensinado às nossas federadas em diversas etapas, ainda há outras por vir. Ele visa a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.


 

  • BOX SAVE THE DATE

Garanta sua vaga no Webinar GESTÃO & GOVERNANÇA

 Será dia 9/09 às 10h

O objetivo é apresentar os principais critérios avaliados no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e a importância dessas ferramentas na busca pela melhoria contínua dos empreendimentos.
Faça sua inscrição aqui: encurtador.com.br/lsAC5

 


  • CURSO PLDFT

Treinamento PLDFT é um sucesso e bate recorde de participação de Diretores e Conselheiros

 Com esse curso a FNCC sai na frente na capacitação das cooperativas

Agosto foi um mês recheado de cursos e novidades para as federadas, e o treinamento “Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo” (PLDFT) foi uma delas. Aconteceu no dia 20 de agosto e contou com 55 participantes online.

O segundo dia de treinamento PLDFT aconteceu no dia 26 de agosto e contou com 44 participantes. Com isso, a FNCC bateu o recorde em capacitação de aproximadamente 100 pessoas, entre eles funcionários, diretores e conselheiros das federadas.

O curso foi ministrado por Manoel Cruz e Mario Morishita, da Morishita Consultoria, e abordou os temas:

  • O que é lavagem de dinheiro
  • A lavagem de dinheiro e sua relação com o mercado de capitais
  • Legislação brasileira
  • Autoridades responsáveis por promover e aplicar a lei de lavagem de dinheiro
  • Setores mais visados
  • Etapas da lavagem de dinheiro
  • Indícios de lavagem de dinheiro – análise
  • Dicas de prevenção

“Gratificante ter ministrado o treinamento de PLDFT na FNCC. Foram muitos participantes, o que demonstra o interesse no tema, e como tratá-lo dentro de suas respectivas cooperativas, principalmente à luz das novas normativas de PLDFT do órgão regulador a entrarem em efeito em 1 de outubro. Agradeço a FNCC a oportunidade”, declara Manoel Cruz.

Adiantados na capacitação

Vale destacar que com esse treinamento PLDFT, a FNCC se adianta na capacitação das cooperativas com relação a resolução 3798 de 23/01/2020. Essa resolução “prepara sobre a política, os procedimentos e os controles internos que deverão ser adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, prevenindo sobre a prática dos crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores” como consta no Diário Oficial da União.


  • REUNIÃO OCESP, OCB E FNCC

FNCC se reúne com membros da OCESP e OCB

 Reunião online apresentou soluções cooperativistas e estreitou relacionamento das instituições

No dia 25 de agosto a FNCC se reuniu, de forma online, com membros dos Sistemas OCESP e OCB. O encontro teve como intuito dar as boas vindas à nova diretoria, debater e entender os principais desafios da Federação e, claro, apresentar soluções do sistema cooperativista para que a relação entre as instituições se fortaleça.

Além disso, o encontro também discutiu a disponibilização de profissionais e técnicos da OCESP, OCB, SESCOOP e FESCOOP, para o desenvolvimento de projetos com a FNCC. Tais projetos são nas áreas de capacitação, treinamento, institucional, representação, aprimoramento do mercado cooperativo e financeiro.

Troca mais do que necessária

“É muito importante a sinergia e a troca de experiências que estes encontros proporcionam, a reunião da FNCC, OCB, OCESP, SECOOP e seus representantes trouxe a oportunidade de abrirmos caminhos para as demandas de nossas federadas de forma organizada, ver o presidente Del Grande falar sobre a importância da diversidade no cooperativismo e da representatividade que a FNCC traz atualmente é algo muito gratificante para nós. Contamos muito com o apoio destas importantes entidades para organização coletiva do cooperativismo e para sequência deste crescimento da FNCC”, declara o diretor presidente da FNCC, Ivo Lara Rodrigues.

“A FNCC vem crescendo e prestando diversos serviços para as cooperativas independentes, então, falamos muito sobre a importância da união dos sistemas e das federadas. Foi um encontro de harmonização com a nova diretoria, um momento de apresentar os serviços prestados e as vitórias que já tivemos”, completa o superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior.

Quem participou da reunião

Representando a FNCC participaram Ivo Lara Rodrigues, diretor presidente; o diretor financeiro, André Luiz Brone; o diretor administrativo, Clodoaldo Palú; e o cooredenador administrativo, Claudio Pelissari Junior.

Representando o Sistema OCB estava a gerente geral, Tania Zanella e o coordenador do ramo Crédito Thiago Abrantes.

Como porta-voz do Sistema OCESP esteve o presidente, Edivaldo Del Grande; os superintendentes, Aramis Moutinho Junior e Flavio Bersani; o gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Luis Antônio Schmidt; a coordenadora e o consultor de Inteligência de Mercado, Lajyarea Barros e Rodrigo Dias.