A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismos de crédito.
A Federação tem como missão representar e prestar serviços de excelência, adequados aos interesses e necessidades das nossas federadas, oferecendo soluções eficientes, promovendo o bem-estar econômico e social de suas comunidades, por meio da cooperação. Seu maior propósito é transformar pessoas por meio do cooperativismo com ética e acolhimento.
Mediante uma gestão participativa e transparente, atenta às necessidades e peculiaridades de suas associadas, a Federação trabalha ativamente junto às entidades e órgãos estaduais e federais, para garantir as melhores condições de trabalho e gestão das entidades.
POR QUE ESCOLHER A FNCC?
Falando de particularidades culturais, econômicas, comportamentais e de gestão, nem sempre as soluções convencionais apresentadas para o segmento cooperativista atendem as demandas das cooperativas singulares.
Pensando nessas demandas, foi fundada a FNCC – Federação Nacional das Cooperativas de Crédito em 2014. Empresa cooperativa que visa trazer soluções para suas filiadas, com foco em padronização de informações e entendimentos das resoluções impostas pelos órgãos fiscalizadores, sempre respeitando as características individuais.
Atualmente existem três frentes de atuação: Consultoria Técnica, Consultoria Jurídica e Ouvidoria Compartilhada. Além disso, a FNCC promove reuniões e Webinares com suas filiadas para discussões de assuntos que estão em voga, melhores práticas, além de ouvir as necessidades de ampliação dos serviços oferecidos.
Falamos de uma instituição pautada na democracia e interesse no crescimento sustentável de suas filiadas. Anualmente são promovidos workshops, onde os representantes das filiadas podem levar seus dirigentes, com o principal objetivo de promover debates sobre o segmento, suas fragilidades e oportunidades de negócios. Para tal, contamos sempre com a presença de atores importantes do cooperativismo; como representantes do Banco Central do Brasil, Oce´s, OCB e demais especialistas do cooperativismo.
Enfim, a FNCC fará uma ponte entre a sua singular e o sistema cooperativo. Fazendo parte dela, sua cooperativa terá voz, orientações técnicas e operacionais, além de representatividade.
Fazer parte da FNCC é também praticar os princípios cooperativistas, sem deixarmos de lado a ideia de que somos empresas e precisamos, sim, de planejamento, crescimento e profissionalização.