News Outubro 2020
- TREINAMENTO RISCO SOCIOAMBIENTAL
FNCC promove treinamento sobre Risco Socioambiental às suas filiadas
Com esse curso a Federação sai na frente sobre especialização no assunto
Na última quarta-feira (14) a FNCC promoveu o Treinamento Risco Socioambiental as federadas, que foi ministrado pelo sócio diretor da Padrão Auditoria, Fabrício Koeke, em formato online. Ao todo foram 72 participantes, com diretores, coordenadores e responsáveis pela área socioambiental das cooperativas.
Durante o treinamento foram discutidas as políticas de responsabilidade socioambiental. O objetivo do evento era desenvolver habilidades dos participantes de identificar, gerenciar e mitigar os riscos socioambientais em atividades operacionais e empresariais.
O curso faz parte da extensa programação de treinamentos que a FNCC vem disponibilizando para suas cooperativas filiadas. Os treinamentos buscam atender a um dos princípios cooperativistas: “educação, formação e informação”.
Importância da formação
“A responsabilidade socioambiental, sendo um dos componentes da estrutura de gerenciamento de riscos, deve ser observada pelas cooperativas de crédito, mas sempre de acordo com a relevância e proporcionalidade de suas atividades, produtos e serviços”, afirma o palestrante Fabrício Koeke.
Segundo ele, a iniciativa da FNCC em capacitar as cooperativas é de extrema importância e atende aos anseios das normas e necessidades das Federadas. O treinamento recebeu elogios dos participantes, que gostaram da apresentação direta e das ferramentas utilizadas para propiciar o curso de forma online.
- WEBINAR LGDP
Evento online tira dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Além do webinar, a FNCC pretende fazer um guia completo sobre a Lei
Na última sexta-feira, 23 de outubro, aconteceu o curso LGPD para federadas. O webinar contou com a presença de cerca de 100 inscritos e foi organizado para passar informações técnicas e jurídicas aos que acompanhavam.
Entre os palestrantes estavam os consultores técnicos Davi Bruske, Flávia Bruske e Dr. Reginaldo Filho, consultor jurídico da FNCC, que foi quem deu início ao evento.
A LGPD, em vigor desde setembro deste ano, diz que todas as instituições – públicas e privadas – que coletam e armazenam dados pessoais terão que se adequar implementando mecanismos e processos de gestão de dados.
Durante o evento, os consultores da federação aconselharam calma na implementação, observando a realidade de cada cooperativa.
De acordo com Dr. Reginaldo, “A LGPD ainda é muito abstrata. Nosso papel por enquanto é esgotar valores sobre a finalidade da lei e como podemos tratá-la para não causar desconforto na cooperativa”.
A consultora técnica Flávia Bruske também enfatizou a necessidade de olhar para a instituição na qual atua para adaptar-se à necessidade de mudanças. “Se considerarmos que a lei se aplica a todos, percebemos que cada segmento tem sua particularidade. Então, olhe a sua realidade. No caso das cooperativas, se levarmos em consideração que geralmente os dados se dão por contratação, no caso dos funcionários, e por adesão, no dos associados, é possível identificar qual a necessidade real de trabalhar com tantos dados nos cadastros. Suprimir as informações que não fazem diferença pode ser já um grande passo”, afirma.
Ao final, Ivo Lara Rodrigues, diretor presidente da FNCC, anunciou uma ferramenta que a Federação está preparando para esclarecer as principais dúvidas sobre a LGPD. O material será produzido por consultores da Federação e estará disponível no final de novembro.
- INTERCOOPERAÇÃO
COOPERATIVISMO EM AÇÃO: CoopEricsson celebra DICC 2020 em parceria com a CooperJohnson
Palestra especial com Dado Schneider marca ponto alto da comemoração entre as cooperativas e cooperados
A CooperJohnson em uma ação de intercooperação com a CoopEricsson, e apoio de divulgação da CooperFemsa, trouxe aos cooperados e suas famílias o palestrante Dado Schneider para abordar de forma divertida o tema “O futuro mudou bem na minha vez!” – esta oportunidade de intercooperação fortaleceu a parceria entre as coops que tem em vista ainda mais eventos em conjunto em prol do desenvolvimento dos cooperados, suas famílias e a comunidade.
Nesta palestra, realizada dia 15 de outubro, Dado Schneider abordou sobre o cooperativismo, a importância da intercooperação, mudanças na sociedade e de gerações nesse mundo tecnológico e o “novo normal” que vivemos.
Este evento contou com a participação de 441 participantes pelo canal do Youtube da CooperJohnson e da CoopEricsson. As coops também disponibilizaram um evento totalmente acessível, com a participação de uma interprete de libras durante o evento.
A palestra atingiu cooperados de diversos locais do Brasil, sendo eles de: São Paulo, Vale do Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Florianópolis, Jundiaí, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Marília!
Confira alguns comentários dos cooperados que participaram
“Muito empolgante, principalmente por coincidir com o momento em que estamos nos ressignificando devido a pandemia. Nos mostra uma outra perspectiva de futuro, voltada para conexões positivas, necessidade de adaptação e a nossa importância como atores nessas mudanças.”
“Palestra fantástica, muito diferente dos jargões que ouvimos ultimamente. Agregou e inspirou muito.”
- CAFÉ COOPERATIVO COM IVO
Diretor Presidente da FNCC participa de entrevista no Café Cooperativo do Sicoob Cecres
Cooperativas de capital e empréstimo foi destaque do bate-papo
No dia 8 de outubro, Ivo Lara Rodrigues, Diretor Presidente da FNCC foi entrevistado no programa Café Cooperativo do Sicoob Cecres, programa de entrevistas sob o comando de Taís Di Giorno, Presidente Executiva do Sicoob Cecres. Ivo foi chamado para falar sobre cooperativas de capital e empréstimo, além de abordar o tema das inovações do mercado de cooperados e como as mudanças impactam o segmento.
Além de falar sobre o mundo do cooperativismo, o Diretor Presidente também contou um pouco da história da Federação. “A Federação surgiu da necessidade de trabalhar para aumentar a representatividade de todos os tipos de cooperativas de crédito, da necessidade de fortalecer e difundir boas práticas para que todas as cooperativas tenham oportunidade de crescimento sadio”, comentou Ivo durante a entrevista. Hoje, a FNCC conta mais de 47 cooperativas filiadas.
União, integração e intercooperação
Um dos tópicos abordados foi a importância das cooperativas se unirem em busca de melhorarem todo esse setor financeiro. Segundo Ivo, o cooperativismo é união. “Por isso, a FNCC tem mecanismos para estar mais próxima, ouvindo suas filiadas para buscar soluções. Também buscamos alinhamento com a OCB no âmbito jurídico, para tratar de assuntos que podem impactar o setor. O fundamental é existir um alinhamento entre as cooperativas. Queremos mudanças, mas não as que só favorecem alguns, as mudanças precisam impactar de forma positiva a todos”, explicou o Diretor.
Outra questão abordada durante a entrevista foi a busca por uma acessibilidade digital, que pode proporcionar a chegada de jovens nas cooperativas de crédito, um dos pontos buscados pela FNCC atualmente.
Papel da FNCC na pandemia
A crise econômica consequente da pandemia de coronavírus também afetou as cooperativas de crédito. Sobre isso, Ivo destacou ações da FNCC durante o período: workshops sobre gestão de crise, troca de serviços, produtos e união de sistemas.
“Para fazer a engrenagem continuar precisamos parar, replanejar e contribuir com as cooperativas tanto na questão da reorganização, como no planejamento”, completou o Diretor Presidente. Sobre o planejamento, Ivo afirma que esse é um ponto essencial para qualquer cooperativa. “Neste momento é preciso avaliar individualmente a peculiaridade de cada coop. Um planejamento bem embasado faz toda a diferença e identificar ações específicas para cada necessidade é o ponto chave do sucesso”, diz.
Esse suporte para as cooperativas de crédito filiadas visa ajudar no desenvolvimento e evolução das instituições. Segundo ele, a FNCC busca sempre um crescimento com metas de curto, médio e longo prazo para contribuir com o setor. “Conheçam trabalho da FNCC. Temos uma representatividade enorme entre nossas filiadas, crescemos muito juntos. (…) Juntos, com toda certeza, a gente pode mais”.
Para conferir o programa completo acesse o vídeo no canal do Sicoob Cecres no YouTube.
- SAVE THE DATE
Dia 11 e 12 de novembro
3º Fórum Integrativa da Confebras – Digital
A FNCC é patrocinadora do evento, que trará discussões com os principais nomes do setor financeiro e do cooperativismo para discutir inovações e mudanças do segmento.
Dia 17 de novembro
CONECTA
Uma conversa sobre resultados, expectativas e sugestões entre a Federação e seus associados. Não fique de fora das discussões! Participe!