FNCC promove importante diálogo entre associadas sobre mudanças na regulação de provisões para créditos

FOTO-MATÉRIA - Reuniao 4966_FNCC-232

Encontro discutiu alinhamento sobre as Resoluções CMN 4.966/21 e BCB 309/2023.

Em encontro online, dividido em duas turmas, realizado no último dia 09/11, a Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC) reuniu suas associadas para discutir as implicações da Resolução CMN nº 4.966/21, que estabelece as regras contábeis para instrumentos financeiros no Brasil e Resolução BCB nº 309/2023, que define regras para a constituição de provisão para perdas associadas ao risco de crédito.

O encontro teve como foco proporcionar uma compreensão abrangente das mudanças trazidas por essas regulamentações e promover o diálogo entre as instituições financeiras associadas.

Em novembro de 2021, o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou a Resolução nº 4.966/21, alinhando as normas contábeis brasileiras com a norma internacional IFRS 9. Esta resolução exige que as instituições mensurem suas provisões para créditos de liquidação duvidosa com base no conceito de perda esperada, oferecendo uma abordagem mais precisa em relação às futuras perdas potenciais.

Já em março de 2023, o Banco Central do Brasil (BCB) publicou a Resolução 309/2023 que estabelece procedimentos complementares relacionados à constituição de provisão para perdas associadas ao risco de crédito.

Diálogo aberto

A FNCC enfatiza que o propósito da reunião foi informar e promover um diálogo aberto e construtivo entre suas associadas, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento. Fomentar discussões onde possam compreender profundamente as nuances das novas regulamentações, facilita a preparação e a implementação dessas medidas no futuro.