Cooperativismo de crédito é solução em meio à crise econômica

Banner305x230px

Cooperativismo de crédito é solução em meio à crise econômica

Micro e pequenos empreendimentos contam com suas coops neste período de instabilidade

Não é novidade que as cooperativas de crédito são a melhor alternativa na inclusão financeira de muitas pessoas, principalmente microempreendedores. Nesta crise econômica gerada pela pandemia do novo Coronavírus, as coops se tornaram peças fundamentais na sobrevivência de diversos negócios.

Isso porque, além de promover a inclusão financeira, as cooperativas de crédito disseminam os pilares cooperativistas como educação, formação e informação, autonomia e independência, e interesse pela comunidade.

Mais do que a vida financeira do cooperado, as coops pensam no seu bem-estar e no bem comum.

Como nossas afiliadas fazem a diferença

A CooperFEMSA, uma das federadas da FNCC, foi além da redução de taxas de juros e flexibilização na liberação de crédito. Eles montaram um projeto, chamado “Especial Quarentena” que consiste em oferecer vários benefícios nesse período de pandemia, como cursos on-line gratuitos, parcerias com lojas que oferecem descontos e frete grátis e dicas de culinária.

“Semanalmente fazemos palestras de educação financeira em parceria com a empresa para orientar nossos cooperados em tempos difíceis. Modernizamos nossos atendimentos via WhatsApp e melhoramos a utilização do nosso aplicativo. Hoje 81% das liberações de crédito são pelo aplicativo” explica Tais Goulart, da área de comunicação e marketing da CooperFEMSA.

Para além do período da pandemia

Vale destacar que as cooperativas de crédito corriqueiramente desenvolvem projetos de educação financeira e consultoria, mesmo antes do período pandêmico. Quando a crise chegou, as coops apenas intensificaram suas ações e adequaram as linhas de crédito e benefícios ao que seus cooperados estavam precisando no momento.

“O principal aprendizado desse momento de crise é a adaptação. Otimizamos muitos processos internos e diversos recursos. Isso fez com que a gente procurasse por novas parcerias e novas possibilidades, o que resulta em novos benefícios para os cooperados. Ampliamos nosso leque e estamos aprendendo bastante” completa Tais Goulart.