Diretor Presidente da FNCC reforça necessidade da intercooperação entre Cooperativas Singulares Independentes durante palestra no 13º Concred

FNCC reforça necessidade da intercooperação entre Cooperativas Singulares

  • Express

Diretor Presidente da FNCC reforça necessidade da intercooperação entre Cooperativas Singulares Independentes durante palestra no 13º Concred

Especialistas do mercado cooperativista somam vozes em painel sobre desafios e perspectivas

A Federação Nacional das Cooperativas de Crédito participou da 13ª edição do Concred, o maior evento de cooperativismo de crédito da América Latina, destacando a importância da união para o alcance de melhores resultados e um futuro promissor para o setor.

O Diretor Presidente, Ivo Lara Rodrigues, palestrou para centenas de pessoas conectadas virtualmente, durante o painel Cooperativas Singulares Independentes e a questão sistêmica: desafios e perspectivas”, na tarde de quinta-feira, 19 de agosto.

“Esse é o momento de maior crescimento das cooperativas independentes. É importante incentivar a intercooperação e formação de grupos, para que estas tenham uma representatividade que passe pela base e seja construída na base”, explica o presidente.

O crescimento da FNCC, baseado em uma identidade sólida, foi destaque com o avanço dos números em apenas dois anos de mudança de perspectiva. Saindo de 17 cooperativas para 54, o aumento de 69% no número de cooperados e alcançando 116% a mais de ativos; além dos resultados positivos em Patrimônio (+81%), Capital (+86%), Carteira de Empréstimo (+70%) e Disponibilidades (+113%).

“As cooperativas sozinhas conseguem um ataque regional, mas a expansão do negócio, a busca pelos dois dígitos e as estratégias, é o que conseguimos alavancar com a intercooperação.”, ressalta Ivo durante sua apresentação, que ainda completa a importância de começar a preparar o futuro no agora.

“Temos um mundo cada vez mais consciente, os valores cooperativistas são extremamente atuais, o cenário é sim, de dificuldade, mas é onde nascemos e crescemos com o cooperativismo. Precisamos nos preparar para o que vem pela frente e construir o futuro.”

Ao fim da palestra, o Diretor Presidente da FNCC ressaltou que o mundo mudou, e vai mudar sempre, mas que o propósito cooperativista está cada vez mais valorizado, como o apoio do Banco Central que era tímido e hoje se mostra participativo. “Cooperativismo com uma só bandeira! O fato é que precisamos nos unir no trabalho da intercooperação para termos um futuro próspero e construir cada vez mais o sonho dos nossos cooperados em uma única marca.”

O Evento

O painel também contou com a participação do mediador e conselheiro de Administração da Confebras, Kedson Macedo; e dos consultores e especialistas no mercado cooperativista, José Afonso Queiroz e Lúcio César de Faria.

Estes apresentaram o resultado de uma pesquisa sobre a perspectiva das cooperativas singulares independentes em relação ao atual cenário do setor. O 13º Concred, organizado pela Confebras no formato 100% digital, ainda trouxe dezenas de palestras, painéis e encontros sobre assuntos importantes ao mercado cooperativista, promovendo a intercooperação do setor.

A FNCC

A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismos de crédito.

A Federação tem como missão proporcionar suporte técnico, estratégico e político para que as cooperativas de crédito possam se fortalecer, se profissionalizar e praticar os princípios cooperativistas, promovendo a melhoria das condições de vida de seus associados, de forma consistente e estruturada.

Por meio de uma gestão participativa e transparente, atenta às necessidades e peculiaridades de suas associadas, a Federação trabalha ativamente junto às entidades e órgãos estaduais e federais, para garantir as melhores condições de trabalho e gestão das entidades.