Workshop Auditorias: evento da FNCC contribuiu para a capacitação de cooperativas

WEB-BANNER - Workshop Auditorias_FNCC-23_2

FNCC oferece curso de capacitação em auditorias para cooperativas de crédito, promovendo troca de informações e conhecimentos entre os participantes

No intuito de fortalecer as cooperativas de crédito e capacitar seus colaboradores, a FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito) apresentou o Workshop Auditorias, que faz parte de sua grade de cursos e treinamentos. Ministrada por Fabrício Koeke, diretor da Padrão Auditoria, o evento foi realizado de forma online nos dias 27 e 28 de junho e proporcionou a oportunidade de aprimorar práticas de auditoria, promovendo eficiência no setor aos participantes. O evento dessa vez foi aberto ao público e cooperativas não associadas à Federação, também puderam fazer inscrição e participar do treinamento.

Durante todo o workshop, a troca de informações e discussões sobre os assuntos abordados por Fabrício foi absolutamente intensa e rica. Os participantes engajaram-se ativamente, compartilhando experiências e conhecimentos, enriquecendo o aprendizado coletivo. Essa dinâmica favoreceu a construção de um diálogo ainda mais proveitoso para todos.

Primeiro dia

Com mais de 90 representantes de cooperativas, o evento teve início com a abertura de Marcelo Cárfora, superintendente da FNCC, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o palestrante do dia, Fabrício Koeke da Padrão Auditoria.

No primeiro dia do workshop, foram discutidas questões cruciais relacionadas ao processo de auditoria em cooperativas de crédito. Os participantes se aprofundaram em temas como a entrega de demonstrações financeiras dentro dos prazos estabelecidos pelo Banco Central, destacando a importância do relatório anual da administração e do relatório anual de controles internos. Além disso, foram abordadas a análise de movimentações financeiras, a avaliação de riscos, a prevenção de lavagem de dinheiro, a auditoria interna, os procedimentos de cobrança, a formalização dos contratos e a análise da política da organização.

Ponto bastante relevante do primeiro dia, ficou por conta do diálogo sobre a relação entre as cooperativas e o Banco Central, com menções às inspeções realizadas pelo órgão regulador e à relevância de ajustes e correções identificados nas auditorias.

Segundo dia

No segundo dia do evento, Marcelo Cárfora, superintendente da FNCC, apresentou a Federação para as cooperativas que ainda não são associadas. Essa apresentação permitiu que as cooperativas conhecessem os serviços e benefícios oferecidos pela FNCC, ampliando a compreensão do apoio disponível para fortalecer o setor cooperativo de crédito.

“É importante que os representantes de cooperativas presentes aqui no Workshop conheçam a FNCC e entendam um pouco mais sobre produtos e serviços da Federação”, disse Marcelo.

Após a abertura, o foco recaiu sobre diversos aspectos relacionados à auditoria de cooperativas e ao envio dessas informações para o Banco Central. Fabrício abordou os planos de ação estabelecidos pelas cooperativas de crédito e as divergências entre auditoria interna e cooperativa.

Durante toda a apresentação, muitas dúvidas surgiram: normativas, práticas de mercado, dificuldades enfrentadas na obtenção de notas máximas foram pontos de destaque. Ficou evidente a necessidade de as auditorias atenderem às demandas específicas de cada cooperativa, a fim de contribuir efetivamente para seu fortalecimento.

Para Fabrício Koeke, o workshop foi enriquecedor e contribuiu para o crescimento das cooperativas financeiras. “O Workshop Auditoria da FNCC foi intenso, com participação ativa e engajamento de representantes das cooperativas. Durante os dois dias de evento, discutimos temas fundamentais para aprimorar as práticas de auditoria e fortalecer as cooperativas. Tenho certeza de que os aprendizados compartilhados terão um impacto positivo nas cooperativas e no relacionamento delas com o Banco Central”, concluiu Fabrício.