Treinamento de Ouvidoria abre o ano de capacitações oferecidas pela FNCC

Treinamento de Ouvidoria

Curso foi de grande importância para as cooperativas associadas

No último dia 23 de janeiro (segunda-feira), a FNCC ofereceu o seu primeiro curso do ano, o Treinamento de Ouvidoria. Ele foi ministrado por Miguel Affonso Gentile, consultor de controles internos e gestão em cooperativas de crédito, com 30 anos de experiência em auditoria e gestão em instituições financeiras. O encontro contou com a participação online de 64 representantes das cooperativas singulares.

Segundo Miguel Affonso, o objetivo principal do curso é “estimular o desenvolvimento das competências essenciais da função de ouvidor para uma atuação de excelência, observando as diretrizes e normativas legais aplicadas ao ramo de crédito”.

Para atingir o objetivo, os pontos sobre ouvidoria abordados no treinamento foram: a ouvidoria a serviço da melhoria da gestão das organizações; modelos de ouvidoria; a excelência no atendimento e a fala do ouvidor; ética, mediação e solução de conflitos; direitos e a defesa dos consumidores no âmbito público e privado; relacionamento da ouvidoria com as demais áreas de atendimento a clientes.

No treinamento, o palestrante expôs com bastante dinamismo todos os temas citados acima, fez também uma ótima mediação na hora de responder perguntas. Todas as dúvidas foram tiradas e foi um momento rico de troca de entendimento acerca do assunto.

Por que é tão importante um treinamento específico sobre ouvidoria?

Em julho de 2007 o Banco Central do Brasil publicou a Resolução 4.860/20, que dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Dado esse cenário, a FNCC fornece às suas singulares o componente organizacional de ouvidoria, sem que a cooperativa necessite criar estrutura de ouvidoria própria.

Sendo assim, o treinamento é importante tanto para que as cooperativas filiadas entendam mais sobre esse serviço oferecido pela Federação, quanto para as singulares que estão instalando seu próprio sistema de ouvidoria. É um momento de troca importante para todos.

“Excelente material, didática e conhecimento do palestrante. Parabéns ao Miguel Affonso Gentile e a FNCC”, elogia Carlos Alberto, Diretor Operacional da Coop MWM.

“Adorei o treinamento e os exemplos do palestrante. Em todo momento fez link com a realidade que vivemos nas nossas cooperativas”, parabenizou Orlando Saraiva da CoopUnesp.

Esse foi apenas o primeiro treinamento do ano, ao longo de 2023 a FNCC seguirá na promoção de treinamentos e capacitações como essa para os representantes das suas cooperativas filiadas.