Sistema de Desempenho foi tema de treinamento oferecido pela FNCC em parceria com Sescoop/SP

FOTO MATÉRIA - Devolutiva GDA_FNCC-23_2

Cooperativas associadas puderam entender mais sobre a plataforma e tirar dúvidas com especialista do Sescoop / SP

No último dia 6 de junho, a FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito), ofereceu para as suas cooperativas associadas, o treinamento sobre Sistema de Desempenho, ministrado pelo Pedro Ivo Camacho, do Sescoop / SP. O evento teve mais de 45 representantes de cooperativas, conectados ao evento, que foi transmitido de forma online para os participantes.

Pedro, apresentou a ferramenta e destacou os objetivos e benefícios do sistema que tem como base consolidar os dados contábeis, financeiros e sociais das cooperativas, processar os dados e gerar indicadores que permitem o acompanhamento dos resultados da organização, auxiliar no processo de tomada de decisões guiada por dados e a atualização sem custo adicional do sistema.

Um dos benefícios que o sistema oferece é a análise comparativa com o agrupamento de dados, o que permite uma interação entre cooperativas, trocas de experiência e boas práticas cooperativistas. 

Primeiros passo

Para que o sistema tenha um funcionamento pleno, o direcionamento deve acontecer da seguinte maneira:

  • A cooperativa define um responsável na cooperativa pela inserção dos dados, analistas e demais interessados na análise e visualização das informações.
  • A cooperativa realiza a digitação e/ou importação dos dados
  • Periodicamente, os técnicos do Sescoop / SP elaboram uma análise histórica e comparativa e apresentam para os dirigentes e equipe técnica da cooperativa com o nome de Devolutiva.
  • Segundo Pedro, “uma parte muito pequena das cooperativas independentes, por exemplo, têm algum tipo de problema com rentabilidade, mas isso pode ser identificado e, com esse tipo de problema sanado, 2023 pode ser um ano ainda mais positivo. A visualização desse cenário é algo muito prático de ser avaliado com a ferramenta, o que gera maior assertividade para os gestores de cooperativas independentes”, afirma Pedro.

    O Diretor Presidente da FNCC, Ivo Lara, ressalta que “as cooperativas independentes devem estar cada vez mais próximas de recursos como esse, que facilitam e agregam na gestão, além de dar maior possibilidade de crescimento”.