SERVIÇOS
Serviço de assessoria técnica com orientação e direcionamento, com objetivo de promover desenvolvimento às suas federadas, por meio de publicação de circulares normativas e boletins técnicos sobre temas originados pelo Banco Central do Brasil, Receita Federal e outros órgãos relacionados; calendário mensal de obrigações legais, fiscais e tributárias; e comunicados com atualizações sobre as principais informações pertinentes ao segmento cooperativista.
Orientação institucional sob a ótica jurídica para o melhor cumprimento das leis e normas, além de pareceres sobre temas de interesse das cooperativas de crédito.
Canal exclusivo para federadas no site da FNCC, que possibilita a consulta sobre qualquer tema relacionado às consultorias jurídicas e normativas.
Consolidação de importantes informações das cooperativas, como linhas de crédito, taxas praticadas, políticas de capital etc., realizada por meio de pesquisa com questionário, cujo resultado é disponibilizado às federadas participantes.
Encontros presenciais e virtuais com as federadas, realizados trimestralmente, com foco na prestação de contas das ações realizadas pela FNCC, bem como apresentação e discussão de temas relevantes, além de espaço para troca de experiências entre as cooperativas.
Apoio técnico às federadas nos seus processos assembleares, sob a ótica da legislação e normativos vigentes, aplicados às cooperativas de crédito.
Elaboração de grade de treinamento e capacitação voltada às necessidades das cooperativas, por meio de cursos e treinamentos que visam o desenvolvimento técnico, pessoal e profissional do time das nossas federadas.
Realização de eventos sobre temas específicos, atuais e de extrema importância para o segmento, em formatos que incentivam a participação efetiva dos dirigentes, gerentes e colaboradores das nossas federadas, promovendo oportunidades de aprendizado, intercâmbio e atualização de informações sobre o universo cooperativista, além do enriquecimento do networking.
Gestão das manifestações por meio de ouvidor qualificado, eliminando a necessidade de estruturação de ouvidoria própria na federada.
Canal de comunicação oferecido às federadas, cujo objetivo é acolher as comunicações de empregados, colaboradores, associados, usuários de produtos e serviços, parceiros ou fornecedores, para reportar situações que configurem indícios de ilicitude.
O Cadastro Positivo incentiva mais competição na oferta de crédito por instituições financeiras, fintechs e cooperativas, a partir do momento em que informações relevantes sobre o cooperado são levantadas.
A FNCC disponibiliza relatórios mensais com indicadores de gerenciamento contínuo de riscos, comparando suas evoluções, além do diagnóstico de cada um deles, como: indicadores de riscos de crédito, liquidez e estrutura patrimonial, concentração de depósitos e desempenho.
Disponibilização de modelos de políticas e manuais que visam atender às exigências normativas do Banco Central, os quais devem ser avaliados e adaptados de acordo com as particularidades de cada cooperativa.
A FNCC representa o interesse das suas federadas junto aos órgãos oficiais competentes, governamentais ou privados, por meio de boas práticas de gestão, atuando de forma democrática, transparente, participativa e cooperativa.
Consulta comercial nos sistemas SERASA e SPC, que traz informações sobre inadimplência, protestos, cheques sem fundo e histórico de tudo que estiver registrado.