Presidente da FNCC participa do High-Level Seminar on Central Banking

FOTO MATÉRIA - Política Monetária_FNCC-23_2

Evento exclusivo  do Banco Central aconteceu em São Paulo

A convite do Banco Central do Brasil, o Presidente da FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito), Ivo Lara, participou do High-Level Seminar on Central Banking: Past and Present Challenges, importante evento da área financeira, realizado em São Paulo, no último dia 19 de maio. 

O encontro reuniu o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de presidentes e ex-presidentes do Banco Central do Canadá, Chile, Espanha, Índia, Inglaterra e México. 

“É uma honra para nós, um sinal importante de reconhecimento do cooperativismo e seu papel perante o desenvolvimento do país, especialmente um modelo financeiro voltado às necessidades das pessoas”, ressaltou Ivo Lara.

Em seu discurso de abertura, Fernando Haddad destacou a importância de pensar nas pessoas, algo muito presente no cooperativismo de crédito. “Temos que pensar a economia pensando no bem estar das pessoas. Crescimento robusto é nossa meta para crescer acima da média”, afirmou.

Agustín Cartens, Gerente Geral do Banco de Compensações Internacionais do México, destacou durante sua palestra magna que “a dívida pública sustentável traz confiança para a população”

Bem estar econômico

Durante sua fala, o Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, destacou que tanto o Banco Central como o Governo Federal, buscam o desenvolvimento do país e o bem estar econômico da sociedade. “No entanto, têm visões distintas de como atingir este objetivo”

Ainda segundo Campos Neto, esta situação não é uma exclusividade do Brasil. “Sem dúvida, a independência do Banco Central é base importante para alcançar estes objetivos”, enfatizou. 

“Praticamente, no mundo todo, os presidentes vêm aumentando as taxas de juros para reduzir a demanda e controlar a inflação. Alguns já conseguiram, mas a população é sensível e não compreende esta necessidade”, destacou Campos Neto. 

Campos Neto reforçou o papel relevante do Banco Central em garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo. Lembrou o quanto é importante o país realizar suas reformas, “pois se endividar e não crescer, significa produzir inflação”.

Presidentes do Banco Central dos outros países presentes ao encontro também apresentaram o cenário interno e as relações mantidas com seus respectivos governos, além dos desafios e oportunidades.

Representatividade em foco

Após o evento, Ivo reforçou a importância da FNCC estar presente em eventos do Banco Central, representando não só as cooperativas de crédito independentes, mas também a marca de uma instituição. “Tive o prazer de receber o convite e ressalto que fazer parte de um evento dessa grandeza, atesta a presença da FNCC no meio econômico do país. Estamos marcando presença e isso vale muito para nossa federação”, enfatizou Ivo Lara.