News Outubro 2020

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  • FNCC NO C3 VIRTUAL EXPERIENCE

FNCC destaca intercooperação no C3 2020 – Virtual Experience

“Não há como enfrentar esse momento de crise sem a intercooperação” afirma Ivo Lara Rodrigues

Pelo terceiro ano consecutivo a FNCC participou do C3 2020 Virtual Experience, o maior encontro anual exclusivo para executivos de cooperativas de crédito. Este ano o Diretor Presidente, Ivo Lara Rodrigues, palestrou sobre “Cooperativas financeiras independentes: um olhar para as responsabilidades e os desafios deste modelo”.

Em sua fala, Ivo relembrou os pontos que levantou no C3 2019 e mostrou que para 2020 o caminho para as coops independentes é a intercooperação, o 6º princípio cooperativista. “Cooperativas independentes precisam de intercooperação para que não fiquem isoladas e desatualizadas no mercado”, explica.

Identidade como diferencial

O Diretor Presidente exibiu o crescimento da instituição em comparação ao último ano e destacou a busca pela identidade como fator essencial para o crescimento. Vale destacar que este ano a Federação alcançou a marca de 1 bilhão de ativos.

Lançou um olhar detalhado sobre as características de cooperativas independentes, os desafios e como a Federação age para auxiliar suas afiliadas a superarem essas barreiras, que incluem educação e formação, precificação, profissionalização, engajamento dos conselheiros e diretores, planejamento estratégico, riscos de mercado e a questão da ingerência.

Destacou as linhas de defesa que as coops devem trabalhar. Entre elas: investimento e melhoria contínua de forma proativa, investimento em auditoria e reservas, principalmente agora em crise financeira. “Não devemos subestimar as linhas de defesa, o período atual nos mostra como elas fazem a diferença, precisamos de reservas e precisamos de todo o aprendizado que as auditorias nos trazem”, reforça Ivo.

Hora do cooperativismo é agora

Ao guiar os participantes em alguns questionamentos para a descoberta da identidade da cooperativa, o Diretor Presidente falou sobre especialização, mercado e citou as fintechs como tendências e ressaltou que “cooperativas podem fazer seu melhor em sua especialidade”.

Apresentou ainda a fala de Harold Espínola do Desuc Bacen para fazer um alerta sobre o caminho que as coops devem seguir “Cooperativas podem ser as melhores cooperativas se quiserem ser cooperativas ou podem ser os piores bancos se quiserem ser bancos”. Logo em seguida concordou e abordou com mais detalhes sobre outra fala de Espínola “O momento do cooperativismo é esse”.

Construção e fortalecimento de marca

“Como as nossas cooperativas estão em relação às mudanças constantes do mundo, afinal ele muda e sempre vai mudar” com essa fala ele iniciou a parte sobre os cases de como a Champions League virou mais do que um campeonato, e sim uma marca que atinge da periferia até a área nobre. Essa marca está presente em roupas, vídeo games, YouTube. “A imagem institucionalizada é o que faz a diferença, e é isso que o cooperativismo deve buscar, qual a marca que representa o cooperativismo?”

Finalizou falando da importância de ter diretrizes estratégicas, trabalhar na construção de marca, mostrar números e fatos e destacou “coops segmentadas e especializadas podem ser o caminho, mas sem esquecer a intercooperação, precisamos muito uns dos outros, mas sem esquecer a identidade de cada coop, a cooperativa precisa ser de todos e não de alguns”.

 


  • LIVE COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Agora é a hora das cooperativas de crédito investirem em comunicação

Muitos ensinamentos foram compartilhados na live “Comunicação através das Mídias Sociais” com Fábio Barbalho

No dia 14/09, no instagram da FNCC, aconteceu a live “Comunicação através das Mídias Sociais” com o consultor da Ponto C, Fábio Barbalho. Ele trouxe esse assunto bastante atual e importante para que as cooperativas se conscientizassem sobre a força das mídias sociais e como aproveitá-las da melhor forma.

“Se a gente olhar para os últimos quatro, cinco meses, o mercado financeiro deu uma reviravolta tão grande, que é necessário que todas as coops se adequem a essa nova linguagem, a esse novo posicionamento de mercado” destaca Fábio.

Segundo o consultor, mesmo com muitas cooperativas já agindo de forma assertiva nas mídias sociais, a mudança no mercado foi tão grande que ela exige constante reposicionamento, retomada e até mesmo revisão na forma de se comunicar através das redes sociais. Tudo com o objetivo de promover o 5º princípio cooperativista que é educação, formação e informação.

Para prestar atenção

Há alguns pontos cruciais que devem ter atenção das cooperativas de crédito na hora de embarcar nas mídias sociais. “Temos a questão da própria venda da filosofia cooperativista, esse é um ponto que precisa ser reforçado, precisamos falar mais sobre isso”, explica Fábio Baralho.

Outro ponto, de acordo com o consultor, é criar uma comunicação que seja mais interativa e mais engajadora, para que os cooperados comecem a sentir prazer em estar nas redes das coops. Além disso, é importante se atentar para o novo normal, onde os eventos atendimentos e praticamente tudo acontece no modo online.

“Ter regularidade é uma das coisas mais importantes! Antes disso, é preciso definir a rede que sua coop vai começar a trabalhar, aprender sobre o comportamento do cooperado, aprender sobre as ferramentas a seu dispor e começar a explorar o potencial da rede. Mas não esqueça da regularidade, é preciso ter regularidade e ir sentindo como seus cooperados interagem com a sua rede”, completa Fábio.

 


  • ENTREVISTA COOPERJOHNSON

Mídias Sociais e Cooperativas como aliadas

 CooperJohnson mostra como as redes sociais estão trabalhando a favor dos cooperados

Com a pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social, o uso das redes sociais e atendimentos à distância se tornaram indispensáveis. Muitas cooperativas tiveram que se adequar, e até mesmo aquelas que já realizavam um trabalho nas redes tiveram que continuar inovando.

Em entrevista, a analista de marketing da CooperJohnson, Ennelise Corrêa, compartilha com a FNCC como a coop tem realizado o trabalho com as redes sociais e atendimentos online. Confira a seguir.

FNCC: Como a CooperJohnson estava inovando tecnologicamente antes mesmo da pandemia?

CooperJohnson (CJ): Já estávamos com implementações dentro do site que traziam facilidades ao cooperado, como assinaturas eletrônicas e solicitações de benefícios online, com maior praticidade e autonomia pro cooperado. Além disso, o time de Eventos e Tecnologia estudaram e trouxeram métodos para poder aprimorar o acesso dos cooperados a nível Brasil aos eventos da CooperJohnson, por meio de transmissões pelo Youtube.

FNCC: As mídias sociais da Coop recebem uma atenção especial? Ou é apenas uma extensão das ações fixas da Cooperativa?

CJ: Sim, hoje, contamos com uma agência para nos apoiar estrategicamente, com o objetivo de gerar conteúdo e valor a quem nos acompanha e também utilizamos o Instagram para trazer novidades, reforçar comunicações e eventos, além de criar um relacionamento com o cooperado e sua família.

FNCC: O telegram tem sido um diferencial?

CJ: Sim, a lista de transmissão do WhatsApp que utilizávamos era um processo totalmente manual e muitas vezes, por conta de processos da ferramenta, se o cooperado não tem nosso número ele não recebe a informação e comunicação transmitida pela lista, com isso, pesquisamos novas ferramentas do mercado que pudéssemos trazer esta facilidade, de forma mais prática internamente e também aos cooperados. Quando criamos o canal do Telegram, divulgamos aos cooperados uma comunicação fomentando a facilidade do canal, do acesso à informação e novidades da cooperativa, além de trazer o conhecimento ao cooperado que era um aplicativo confiável, para que eles pudessem migrar para este canal, e em um pouco mais de uma semana alcançamos cerca de 300 pessoas.

FNCC: Os associados têm respondido bem às ações das mídias sociais?

CJ: Sim, eles interagem bastante quando postamos conteúdos feito pelos colaboradores falando sobre os benefícios da cooperativa, nos retornam com feedback e fotos de coisas que eles aprenderam nos cursos e palestras realizadas pela CooperJohnson.

FNCC: Podemos esperar novidades da CooperJohnson em relação a mídias sociais?

CJ: A CooperJohnson voltou às redes sociais neste ano de 2020 para se aproximar e criar esse relacionamento ainda mais pessoal com o cooperado e sua família. Hoje, estamos dando prioridade para o Instagram, LinkedIn, Youtube e o canal no Telegram, com objetivos diferentes em cada rede social, mas estamos estudando para que em um planejamento futuro, possamos migrar para outros canais.


 

  • SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo: o mês para ser lembrado durante todo o ano

 Campanha tem como intuito fazer a conscientização e prevenção ao suicídio

Estamos no mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Com início em 2014, essa ação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas vale destacar que a campanha acontece durante todo o ano.

O objetivo da ação é prevenir e reduzir os números de casos de suicídios no Brasil. São registrados cerca de 12 mil casos todos os anos no país. Cerca de 96,8% desses casos estão relacionados a transtornos mentais como:

  • Depressão
  • Transtorno bipolar
  • Abuso de substâncias

Como ajudar?

O primeiro passo é entender que a saúde mental, assim como a saúde do coração, do pulmão e outras partes do corpo, precisa de cuidados e em caso de doença, de ajuda especializada. Por isso, se você está em contato com alguém que está passando por algo similar, aqui temos algumas dicas:

  • Ouça mais, fale menos
  • Não condene
  • Não banalize
  • Não opine
  • INCENTIVE UMA CONSULTA PROFISSIONAL

Caso seja você a pessoa passando por problemas de ansiedade, depressão, ou suspeita que esteja com algum transtorno mental, procure ajuda. Você não está só e nem precisa ficar. Falar é sempre a melhor opção!