News Janeiro 2022
- Palavra da Diretoria
“As cooperativas independentes são geralmente a entidade de maior importância para seu cooperado, pois, incentivaram o comércio local e conseguiram agir rapidamente em momentos de dificuldade como a pandemia, atendendo seu público de forma muito mais customizada de acordo com a necessidade do seu cooperado”
Diretor Presidente – Ivo Lara
em entrevista ao Portal MundoCoop
- NOSSOS RESULTADOS
Bons resultados marcam o nosso 2021!
Apesar das dificuldades atuais apresentadas pela pandemia, a FNCC teve a chance de reavaliar sua marca, seus serviços e compromissos com suas federadas, desde então, os resultados e crescimento da Federação foram consequência desse movimento.
Crescemos em número de cooperativas, ações, negociações, parcerias, presença em eventos e resultados, números que nos dão orgulho da solidez e metas alcançadas por todas as nossas 55 federadas.
Com esse sentimento de amplitude, temos a convicção que em 2022 iremos ainda mais longe! Mais atentos, preparados, planejados e prontos para levar o cooperativismo e a FNCC para o mundo!
Confira alguns dos nossos resultados e comemore conosco esses feitos!
A representatividade da Federação e das federadas também é motivo de celebração:
Esses resultados são possíveis, porque contamos com vocês, nossas federadas, que nos dão a segurança de realizar mais e nunca parar!
- INOVAÇÃO PÓS-PANDEMIA
Cooperativismo como ponte no pós-pandemia!
O cooperativismo e os seus princípios ramos se mostraram ainda mais essenciais para o enfrentamento da pandemia. Já podemos notar que o segmento será uma ferramenta também para o momento de retomada.
O poder e presença do cooperativismo ficou evidente, enquanto lá fora as grandes instituições financeiras se fechavam ou aumentavam suas taxas, as cooperativas, em especial as independentes, focaram em oferecer aos seus cooperados o que eles mais precisavam para lidar com esse período.
Momento da virada!
Os especialistas acreditam que o fato das cooperativas estarem mais atentas e presentes no cotidiano dos seus associados, foi essencial para que elas apresentassem medidas mais rapidamente.
Se reinventar trouxe grandes oportunidades para muitas dessas cooperativas, com essas mudanças é possível vislumbrar tendências para o momento da retomada, confira alguns desses:
Plataformas e proximidade digital
Os consumidores e isso inclui os cooperados estão mais atentos a empresas que oferecem serviços online, devido ao distanciamento social, resolver as coisas remotamente foi uma característica muito buscada por todos.
Investir em aplicativos e sites seguros que ofereçam aos cooperados soluções e serviços já não é uma novidade é uma necessidade para as coops.
Uma tendência vinda dessa proximidade digital é trazer o atendimento humanizado para o online, quebrando essa barreira, que muitas coops criam para atender seus cooperados nesse formato.
Repense no dia a dia da sua cooperativa e analise formas de trazer essas tendências no cotidiano da sua organização.
- COOPERATIVISMO
Agenda Cooperativista tem avanços importantes em 2021!
No último ano o cooperativismo teve avanços relevantes para o segmento! Foram aprovados e algumas outras se encontram em vias de análise no Congresso Nacional – essas conquistas contribuem para aprimorar e tornar as atividades realizadas pelas cooperativas no cotidiano mais efetivas.
Veja algumas desses avanços:
• Ato cooperativista
A PEC, 11/2019 – continua em tramitação no Congresso, com a aprovação do texto será incluída a definição do ato cooperativo, garantindo com isso, a correta aplicação da tributação reconhecendo as diferenças do modelo de negócio cooperativista.
• LC 130
Aprovada com unanimidade, o Projeto de Lei – 27/2020, autoriza a Lei Nacional de Crédito Cooperativo. Isso oferece um ambiente de negócio mais seguro, com ela as coops disponibilizam novos produtos e serviços, ampliando as demandas de crédito. Desde a regulamentação da LC 130, a oferta de crédito por parte das cooperativas passou de 3% a 9%.
• Startup
A relação entre cooperativas e startups foi mais estimulada com a promulgação da Lei Complementar 182/2021. Essa medida institui o marco legal das startups, com foco em fomentar a inovação no Brasil, simplificando os processos e ampliando a segurança jurídica para investimentos.
Recursos FNO
As coops de crédito da região Norte do país, conquistaram a possibilidade de expandir a oferta de financiamentos com base em recursos dos fundos Constitucionais.
Fortalecendo o papel do cooperativismo de crédito para a inclusão financeira e o desenvolvimento regional do país.
Fonte: Sistema OCB
- FNCC Divulga
Cursos e treinamentos SESCOOP/SP
2022 chegou e com ele a oportunidade de renovar conhecimento, adquirir novas habilidades e projetar um futuro gratuitamente.
Fique de olho para garantir a sua vaga nas turmas de janeiro e fevereiro.
Inscreva-se: www.sistemaocesp.coop.br
31 de janeiro a 1º de fevereiro
EAD – Curso: Conselho de Administração / Diretoria
3 a 4 de fevereiro
EAD – Curso Conselho Fiscal