FNCC realiza curso de Gestão de Crédito, Risco e Responsabilidade
Evento reuniu 79 associados, promovendo debates e atividades práticas
Nos dias 10 e 11 de dezembro, a Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC) promoveu um curso de Gestão de Crédito, Risco e Responsabilidade, ministrado por Miguel Affonso Gentile, consultor e especialista em cooperativas de crédito. O treinamento, que faz parte do programa de Formação e Capacitação da FNCC, contou com temas fundamentais para o fortalecimento da gestão das associadas.
Primeiro dia
No primeiro dia de evento, foram abordados assuntos como os princípios do cooperativismo, como adesão livre, gestão democrática e preocupação com a comunidade, reforçando a relevância do alinhamento entre investidores e tomadores. O impacto da economia no setor também foi pensado, com destaque para a taxa Selic, tema central das reuniões do COPOM iniciadas no dia 10.
Os participantes foram instigados a refletir sobre como uma cooperativa de crédito pode ajustar sua gestão, desde a revisão do spread até a adoção de taxas de juros mais competitivas, sempre priorizando a sustentabilidade e a eficiência operacional.
Gentile também trouxe alguns exemplos de riscos que cooperativas devem estar atentas, tais como:
Socioambiental
- Atividade socioeconômica do cooperado, como o agronegócio (exemplo), pode estar associada ao desmatamento
Operacional
- Perda resultante de processos internos, como sistemas inadequados, fraudes de boletos, cheques, falhas sistêmicas, além de causarem perdas a cooperativa também podem causar riscos à imagem
Mercado
- Oscilação de taxas de juros, mercado político
PLD
- Lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo
- Foco no controle PLD pode levar à exaustão
Governança
- Decisões podem ser inadequadas à área de atuação da cooperativa
LGPD
- Cuidado com dados sigilosos e sensíveis
- LGPD a ser cumprida segurança da informação
Cibernético
- Ataques cibernéticos podem causar danos em servidores
Imagem
- Associado ao risco cibernético, quedas de sistema podem causar danos de imagem
Gentile destaca que não podemos eliminar totalmente o risco, que deve ser gerenciado, administrado e mitigado. “A negligência na gestão de riscos pode trazer sérias consequências, por isso a devida importância de se dar a devida atenção e tratamento adequado ao assunto”, comenta.
Como gerenciar os riscos?
Gentile destaca algumas possibilidades:
- Auditorias para cooperativas, externa e interna
- Adoção de políticas, estruturas, sistemas e planos de contingência
- Controles internos e o gerenciamento de riscos conforme porte e complexidade das operações
“Conhecer os riscos é fundamental para gerenciá-los e evitar consequências graves.” – Lenise Helena Maciel Rocha, gerente técnica do Banco Central Brasileiro.
Segundo dia
Na sequência, já no segundo dia de treinamento, os participantes exploraram os diferentes perfis de risco que envolvem as cooperativas, desde o risco de liquidez, com a ausência de reservas específicas, até riscos operacionais e cibernéticos, que incluem fraudes e ataques virtuais. Também foi abordada a importância de criar uma cultura de gestão de riscos, baseada em controles internos eficazes e no fortalecimento das práticas de governança.
Cláudio Nolasco, representante da Coopernitro, associada à FNCC, disse que “é primordial reforçar a importância de aplicações financeiras que garantem liquidez e retorno eficiente”, enquanto que Emerson Ferreira, superintendente da FNCC, apontou que “todos somos gestores de riscos” e que a criação dessa cultura é essencial para o sucesso das cooperativas.
Ao final, Miguel enfatizou ainda o assunto sobre a Resolução 4.966/21, que será renovada, trazendo requisitos específicos para aprimoramento do cadastro, a análise e a concessão de crédito, além de fortalecer a política de cobrança, trazendo maior profissionalismo e mitigação de perdas.
Mais um treinamento rico da FNCC
Foram dois dias de muito aprendizado, com boa participação dos representantes. Para fechar o evento, Miguel Gentile destacou que as cooperativas de crédito devem criar oportunidades para inovar e prosperar em um cenário econômico cada vez mais desafiador, o que exige uma postura proativa e dos gestores para transformar riscos em oportunidades de crescimento.
A FNCC expressa imensa gratidão pelo sucesso do curso e pela participação ativa dos integrantes. A colaboração de todos fortalece a nossa missão em promover o crescimento sustentável de nossas associadas.