FNCC NEWS

Qual é o perfil de um analista de crédito?
Que habilidades o profissional deve ter para exercer a função?

As respostas para estas perguntas foram alguns dos temas do treinamento “Análise e Concessão de Crédito PF”, promovido pela FNCC.

O conteúdo foi preparado com o objetivo de ofertar conhecimentos ao profissional que atua neste nicho do mercado, elaborando análise e concessão de crédito, de forma segura e eficaz.

treinamento
miguel

A capacitação foi ministrada por Miguel A. Gentile. Graduado em Ciências Contábeis, o sócio-diretor da HORUS Auditoria e Consultoria compartilhou sua experiência de 22 anos na área com os 25 participantes.

No evento, o palestrante apresentou recursos para gestão de riscos, suas variáveis, fundamentos da análise de crédito e informações de como realizá-la.

depoimento“Treinamento excelente que contribui imensamente para despertar ideias e reflexões”, afirmou uma das participantes, Juliana Leal, da COGEM.

O treinamento aconteceu no dia 15 de fevereiro deste ano, na CoopEricsson, que cedeu e organizou o espaço para realização do evento.

A FNCC está sempre atenta para atender de forma eficaz e rápida as expectativas de suas singulares.

E, para aproximar ainda mais interesses e metas, realizou em fevereiro a primeira reunião deste ano entre colaboradores e representantes das federadas.

Entre os assuntos abordados no encontro, a presidente da FNCC Taís Di Giorno, apresentou as tendências do Banco Central do Brasil em relação ao Sistema Cooperativo Alemão. E anunciou que, em conjunto com a Confebras, vai realizar o primeiro intercâmbio in company da FNCC. Todas as informações sobre o evento, que deve acontecer entre os dias 21 e 29 de outubro de 2017, podem ser obtidas pelo telefone 11 3237-2941 ou também por e-mail: [email protected]

Fez parte da pauta desta reunião, também, a representatividade da FNCC. No último evento da Confebras, o CONCRED, realizado em outubro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, a Diretoria da FNCC se reuniu com o Banco Central do Brasil (Bacen) e firmou uma nova parceria de sucesso.

Agora, as nossas singulares podem enviar documentos para o Banco Central informando que a cooperativa faz parte da FNCC para, desta forma, agilizar o retorno das solicitações dentro do Bacen. Para facilitar esse procedimento, a FNCC criou um “selo de identificação” e uma política de uso da marca.

evento

No evento foi apresentada a nova resolução 4538/16, que dispõe sobre a política de sucessão de administradores das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. No site da FNCC, está disponível às singulares um modelo de política que atenda este novo artigo.

Neste encontro também foram discutidas as demandas do GT do CECO/ SP. Como por exemplo, a necessidade de elaborar um novo sistema capaz de coletar dados que facilitem a comparação da singular com as demais cooperativas do Brasil, possibilitando traçar indicadores econômicos financeiros do Ramo Crédito.

Sistema de Atendimento mais moderno e ágil

Recentemente, sempre preocupada em melhorar e aperfeiçoar os serviços oferecidos às cooperativas, a FNCC remodelou o site da instituição. Agora, a página conta com um novo sistema de atendimento, por onde passarão todas as demandas das consultorias técnica e jurídica. Com a mudança, a FNCC poderá acompanhar cada caso, monitorar prazos de retorno das consultorias, além de medir o índice de desempenho por meio das avaliações dos usuários.

sistema

E tem mais novidade...

Para facilitar a comunicação entre colaboradores e cooperativas federadas, atendendo a uma solicitação do Conselho Fiscal, o site agora também dá acesso de forma mais fácil e rápida aos relatórios com balanços e balancetes das atividades realizadas pela Federação. As singulares podem obter os relatórios por meio do “menu governança” em área restrita.