FNCC NEWS

Cooperativas discutem ferramentas essenciais para fortalecimento

Evento em São Paulo, reuniu representantes das filiadas e convidados, na sede da Credi SG

O último dia 28 de junho foi marcado pelo encontro entre FNCC, Cooperativas Federadas, Cooperata e GPA, convidadas especiais do dia.
Com início às 10 da manhã, a reunião teve como pauta o Programa de Acompanhamento Econômico Financeiro das Cooperativas (GDA). O assunto foi explanado pelos consultores Rodrigo Dias e Ronaldo Nigai, ambos do Sescoop de São Paulo.
Outro ponto alto do evento foi a participação de Aramis Moutinho Jr., Superintendente da OCESP, que dissertou sobre o cenário atual dos sindicatos patronais e laborais.

Diretoria

A diretoria da FNCC foi representada por Wanderson de Oliveira e Ivo Lara Rodrigues. Em suas colocações, ambos ressaltaram a importância do planejamento estratégico orçamentário e da regularização dos manuais e processos internos da FNCC. “Vamos procurar promover reuniões com temas que possam contribuir para a melhoria da gestão das nossas cooperativas”, afirmou.
Wanderson também levantou questões pertinentes ao cooperativismo e convidou a todos para o Fórum Integrativo da Confebras, evento que será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, na sede da OCESP e que a FNCC será parceira institucional, ressaltando que todos seus parceiros são convidados a participar.

Já caminhando para o fim da reunião, coube a Miguel Gentile, consultor técnico da FNCC relatar os resultados do Canal de Denúncia e comunicar às afiliadas sobre a decisão da FNCC em oferecer esse serviço às cooperativas.
O encerramento ficou por conta de Paulo Dias, gerente da Credi SG, que trouxe à plateia informações históricas sobre a fundação da cooperativa e sua relevância em sua comunidade e fez agradecimento especial às filiadas presentes.

FNCC em números

Representatividade no sistema corporativo demonstra um aumento

Atuante no mercado financeiro, o modelo de capital e empréstimo oferece além de diversas vantagens em termos de benefícios sociais e atendimento personalizado, as menores taxas praticadas.

A FNCC vem demostrando um crescimento considerável em sua representatividade no sistema cooperativo.

De acordo com Wanderson de Oliveira, presidente da FNCC, é preciso trabalhar no aperfeiçoamento da governança corporativa:

 “É preciso investir em tecnologia, buscar novos serviços e ter ganhos de escala com a ampliação do número de associados. O nosso maior desafio é levar a força do cooperativismo a mais pessoas, mas esse é um desafio de todos nós ligados ao cooperativismo, independente do modelo ou do ramo”, disse.

Acima, confira em números o avanço do ano de 2015 em comparação à 2016 da FNCC.

Parceria entre FNCC e USP traz oportunidade de crescimento profissional

Confira os descontos oferecidos para cursos de MBA com início no segundo semestre de 2017

Desde 22 de fevereiro, entrou em vigor a parceria entre FNCC e USP, para cursos de MBA. O  convênio USP/ESALQ, que tem a melhor metodologia para cursos EAD do Brasil, permite que o aluno assista às aulas de onde quiser e quando quiser; basta ter acesso à internet.

As aulas serão ministradas semanalmente e para maior facilidade e interatividade, o aluno pode se comunicar com o professor via chat. Outra vantagem é que todo o conteúdo é gravado, portanto ao aluno não perde nada e tem oportunidade de assistir quantas vezes precisar.

O corpo docente é formado por professores doutores a associados e titulares da ESALQ e de outras unidades USP.

As aulas têm carga horária de 360 horas aula e 40 horas de monografia, com duração total de 18 meses. 

Descontos:

  • 10% para colaboradores, associados e familiares das singulares da FNCC;
  • 15% para pagamentos efetuados em dia.

 É indispensável a apresentação de documentos que comprovem o vínculo empregatício e o contra cheque atualizado/demonstrativo de pagamento.

Informações

www.pecege.org.br/educacao/mba-a-distancia-1, informando o código do Polo cc13.

Cooperativismo de Crédito: FNCC tem participação ativa no CECO

O CECO, Conselho Consultivo do Ramo de Crédito no Estado de São Paulo é organizado pela OCESP.

Com um grupo de coordenação, formado pelos presidentes das centrais vinculadas aos sistemas organizados, um representante das independentes e o presidente da FNCC, o CECO é responsável por analisar, discutir e encaminhar assuntos de interesse do ramo de crédito nas áreas de legislação, marketing e política.

Além desse grupo, o Conselho conta com uma equipe técnica, com os mesmos membros na coordenação e diretores com perfil mais técnico, encarregados de analisar, discutir e opinar sobre as pautas pertinentes.

Wanderson de Oliveira, presidente da FNCC, acredita ser fundamental que a Federação participe dos dois Conselhos: “Dessa forma é possível que a Federação dê sua contribuição nas discussões de interesse do Cooperativismo de Crédito, em linha com a demanda das federadas, além da representação política”, diz ele.

Aconteceu FNCC

Assembleia de Março
A Assembleia realizada no último dia 21 de março tratou de assuntos e ações importantes, como nossa prestação de contas e a renovação dos membros do conselho fiscal. No evento da AGO, Wanderson de Oliveira foi eleito como diretor financeiro e Sani Silva como diretora administrativa.
Assembleia de Maio
Nesta assembleia a nova diretoria foi apresentada. A presidência foi assumida por Wanderson de Oliveira, Ivo Lara Rodrigues foi eleito como diretor financeiro e Sani Silva se manteve como diretora administrativa.

1

Wanderson de Oliveira
Diretor Presidente
> Graduado em Administração de Empresas

2

Sani Araújo Silva
Diretora Administrativa
> Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais

3

Ivo Lara Rodrigues
Diretor Financeiro
> Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças

Encontro Diretorias
A reunião entre as diretorias da FNCC e Confebras abordou temas como o fórum integrativo, que está previsto para acontecer no mês de agosto e é direcionado às cooperativas de capital e empréstimo e independentes.