
Grandioso em sua estrutura e ainda maior nas oportunidades proporcionadas. Assim foi o 16º Concred, realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, em Goiânia, reunindo mais de 2 mil participantes e 80% das lideranças do cooperativismo financeiro brasileiro.
Considerado pela organização o maior evento do segmento no mundo em número de participantes, o congresso contou com mais de 60 especialistas e uma extensa programação de palestras, painéis e outras atividades voltadas ao presente e ao futuro do setor. E a FNCC viveu tudo isso de perto.
Durante os três dias, a Federação esteve presente com estande, participação ativa de sua diretoria e colaboradores e a presença de associadas, levando ao congresso a força e a representatividade das cooperativas independentes do Brasil.
Com o tema “Cooperativismo Financeiro no campo e na cidade, juntos na construção de um futuro sustentável”, o 16º Concred promoveu debates sobre assuntos estratégicos para o desenvolvimento do segmento e reuniu algumas das principais lideranças do cooperativismo brasileiro.
Nosso ponto de encontro
Em meio à intensa movimentação do congresso, o estande da FNCC ganhou vida própria. Associadas, representantes de outras cooperativas independentes, parceiros e profissionais do setor passaram pelo espaço durante os três dias.
O estande se transformou em um importante ponto de encontro para conversas e novas possibilidades de relacionamento. E para quem participou do congresso, a experiência também abriu novas perspectivas. Janete Rogante, da Coopharma, destacou a importância desse contato com as discussões atuais do segmento. “É muito importante para a Coopharma eu estar aqui no 16º Concred, porque estou conectada no presente e também com a perspectiva de buscar o futuro do cooperativismo financeiro”, afirmou.
Priscila, da Cogem, ressaltou como os conhecimentos compartilhados podem contribuir diretamente para a rotina das instituições. “É muito importante as cooperativas independentes participarem do Concred, porque abre nossas mentes, temos acesso a excelentes conteúdos que nos auxiliam no nosso cotidiano nas nossas cooperativas”, disse.
Para a FNCC, essa proximidade também permitiu ampliar relacionamentos e conhecer novas cooperativas independentes.
O diretor administrativo da Federação, Clodoaldo Palu, destacou esse movimento. “Esse congresso traz para nós uma qualidade imensa nas palestras, no conteúdo, é um aprendizado que temos que aplicar nas nossas cooperativas. Para a FNCC vem gerando várias conexões, conseguimos fazer contato com mais cooperativas independentes, que é nosso principal objetivo.”
Segundo Clodoaldo, os encontros também ajudaram a compreender de maneira mais próxima às necessidades das instituições. “As conexões aqui são muito ricas, podemos entender a necessidade das Coops, e vamos trabalhar tudo isso. Para a Federação está sendo um ganho enorme na amplitude de relacionamento com os sistemas”, completou.
FNCC presente nas grandes discussões
A representatividade da Federação também chegou aos palcos do 16º Concred. No último dia do congresso, o diretor presidente da FNCC, Ivo Lara, foi moderador de um painel dedicado à intercooperação e à construção de soluções capazes de fortalecer o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.
O encontro reuniu representantes da Tecban, Mapfre, Icatu Seguros e Embracon para discutir como diferentes competências podem atuar em conjunto e contribuir para o crescimento sustentável do cooperativismo financeiro.
Entre os assuntos debatidos estiveram infraestrutura compartilhada, novas possibilidades para o mercado de seguros e o papel dos consórcios no planejamento financeiro dos cooperados, onde um dos pontos centrais da discussão, foi justamente a intercooperação como caminho para desenvolver soluções conjuntas diante de desafios comuns às instituições.
A participação de Ivo na condução do painel reforçou a presença da FNCC em uma discussão diretamente relacionada ao futuro do segmento e à busca por alternativas capazes de fortalecer o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.
Representatividade
A agenda institucional da Federação continuou. Além da programação do congresso, a FNCC participou de um jantar promovido pela OCB Goiás, que reuniu presidentes das Organizações Estaduais de Cooperativas e importantes lideranças do cooperativismo nacional. O encontro contou ainda com a participação do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Para Ivo Lara, o momento foi mais uma oportunidade de representar a Federação em um ambiente estratégico para o movimento cooperativista. “Para nós foi uma honra representar a FNCC nesse evento, importante encontro das principais lideranças nacionais do cooperativismo”, destacou.
Ivo também reconheceu o trabalho desenvolvido pela Confebras. “A Confebras, como organizadora do evento Concred, é uma realizadora desse jantar, e nós estamos muito agradecidos. Não especificamente por este Concred, mas por todo o trabalho que a Confebras faz de representatividade nacional, informação e capacitação dos nossos líderes”, afirmou.
40 anos de história
A 16ª edição ganhou um significado especial ao acontecer no ano em que a Confebras celebra quatro décadas de atuação e entre as iniciativas comemorativas apresentadas durante o congresso, esteve o livro “Vozes que Ecoam liderança com propósito”, publicação que reúne a trajetória de 40 mulheres com atuação relevante no cooperativismo de crédito brasileiro.
A representatividade das associadas FNCC também está registrada nessa história. Entre as homenageadas estão Ana Paula Fernandes, da Cooperata, Luciana Carvalho, da GPAtiva, e Tatiany Moraes, da Credestiva. Três representantes de cooperativas associadas à Federação entre as 40 mulheres escolhidas para uma publicação que celebra os 40 anos da Confebras e reconhece quem ajuda a construir o cooperativismo de crédito brasileiro. Parabéns!
Conexões continuam
Depois de três dias intensos, a FNCC encerrou sua participação no 16º Concred com muitos pontos positivos – estande movimentado, encontros com independentes e a participação da diretoria em importantes espaços do congresso. As conexões construídas em Goiânia continuam e é a partir delas que a FNCC segue trabalhando para ampliar a representatividade das independentes e fortalecer cada vez mais esse movimento.