Federação Nacional das Cooperativas de Crédito marca presença no C-Level Líder Crédito Suíça
Ivo Lara, Diretor Presidente, enaltece a presença da FNCC no evento e apresenta panorama do cooperativismo de crédito independente para líderes do mercado
Entre os dias 20 e 29 de novembro, aconteceu o “C-Level Líder Crédito Suíça”, etapa internacional do renomado programa Líder Crédito SP. Este evento exclusivo, adaptado para atender executivos seniores de 40 cooperativas de crédito do estado de São Paulo, impulsionou a expertise desses líderes por meio de cursos e seminários conduzidos pelo Sistema Ocesp.
Em colaboração com a renomada Universidade de St. Gallen, localizada na Suíça, a iniciativa consolidou o conhecimento sobre liderança, inovação, governança e tendências no âmbito do cooperativismo de crédito paulista.
FNCC em foco
O Diretor Presidente da Federação, Ivo Lara, foi escalado para palestrar no penúltimo dia de evento e abordou o tema “FNCC: transformar pessoas por meio do cooperativismo”. Em sua apresentação, Ivo destacou o papel fundamental da entidade na representação de cooperativas independentes.
“Em 2023, somos mais de 720 cooperativas de crédito, sendo 180 delas independentes. E aqui está o nosso orgulho: quase 30% são associadas à FNCC. Ou seja, mais 50 cooperativas de crédito contando com a representatividade da Federação”, destacou Ivo.
Bate papo com Ivo Lara
1) Qual o sentimento após sua participação no C-Level Líder Crédito Suíça?
Ivo: A formação foi na Universidade de Saint Gallen, uma das mais importantes escolas de negócios da Suíça. Toda a formação foi pautada no que há de mais inovador no mundo, com exercícios práticos entre os alunos, proporcionando vivências que levaram em consideração a bagagem de carreira de cada participante. Ao concluir o curso, percebo que estou preparado para compartilhar todo esse conhecimento com as nossas federadas.
2) O evento gerou boas oportunidades de negócio. Como você acredita que poderá colocar em prática essas experiências?
Ivo: Além do aprendizado teórico, as interações com cooperativas independentes e sistemas variados enriqueceram ainda mais a experiência. As trocas de experiências resultaram em novas conexões e uma perspectiva ampliada, proporcionando um ambiente propício para a construção de parcerias entre as cooperativas. Sinto que não chegamos ao fim do curso, mas sim ao início de novos relacionamentos e colaborações.
3) Além do rico conteúdo transmitido durante o evento, quais outros pontos foram relevantes neste intercâmbio?
Ivo: Com certeza o ganho cultural, proporcionado pela vivência na Suíça. Observamos a força de uma economia e moeda estáveis, onde a confiança no sistema é fundamental para a prosperidade. Além dos cases das cooperativas de crédito, percebi que o país possui outras instituições cooperativas, sendo as duas principais redes de mercados do país estruturadas sob o modelo cooperativista. Essa abordagem é uma forma eficaz de tornar o
país mais sustentável.
4) Você foi convidado para falar sobre a FNCC às lideranças presentes. Conte-nos um pouco sobre essa experiência.
Ivo: Tive a oportunidade de representar as cooperativas independentes, evidenciando para os demais sistemas o impacto e a eficácia do nosso modelo cooperativista, fundamentado em propósito e sucesso. Acredito que estamos contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo e construindo um futuro mais sólido e colaborativo para todos.
Parcerias que transformam
A FNCC reforça a importância de grandes parcerias e agradece o apoio do Sescoop/SP, do Sistema Ocesp, ao presidente Del Grande e a todos os colaboradores que nos apoiaram durante esta jornada de aprendizado. Um ano de ricos conhecimentos e trocas de experiências.