Encontro das Cooperativas Federadas

REUNIÃO_FNCC-17

Evento reuniu representantes do Grupo, filiados e convidados na sede da Credi SG

No último dia 28 de junho, aconteceu a reunião do Grupo FNCC na Credi SG, que cedeu o espaço e nos recepcionou da melhor forma.

Com a presença de 10 cooperativas filiadas, contamos também com duas convidadas, a Cooperata e a GPA, Cooperativa do Grupo Pão de Açúcar.

O encontro teve início às 10h, com os consultores técnicos do Sescoop de São Paulo, Rodrigo Dias e Ronaldo Nigai que falaram sobre o Programa de Acompanhamento Econômico Financeiro das Cooperativas (GDA). Os gráficos com indicadores comparativos das nossas cooperativas e as demais presentes no mercado financeiro, demostraram a solidez do Grupo ao apontar uma posição acima da média.

Aramis Moutinho Jr., Superintendente da OCESP, dissertou sobre o cenário atual dos sindicatos patronais, onde mostrou duas opções disponíveis no momento, que são o Sinacred e Sindicresp. Para os sindicatos laborais, a opção para cooperativas financeiras localizadas na capital de São Paulo é a Fenatracoop e para cooperativas fora da capital de SP, o Sintracoop.

Nossa Diretoria, representada pelo presidente da FNCC Wanderson Oliveira e Ivo Lara Rodrigues – Diretor Financeiro, demostraram estar focados no planejamento estratégico, orçamento e regularização dos manuais e processos internos da FNCC.

Houve uma pequena explanação da reunião realizada com o Presidente da Confebras, Kedson Macedo, que atenta para a importância do Fórum Integrado das Cooperativas de capital e empréstimo e cooperativas independentes. Esse evento será realizado nos dias 21 e 22 de agosto e seremos parceiros institucionais.

A sequência ficou por conta de Miguel Gentile, consultor técnico da FNCC. Ele realizou o levantamento da resolução do Canal de Denúncia e foi decidido que a FNCC irá oferecer esse serviço às cooperativas.

O encerramento contou com a apresentação da Credi SG, onde o gerente Paulo Dias, contou um pouco da história da cooperativa.

Para Wanderson de Oliveira, presidente da FNCC, a reunião foi muito produtiva:
Tivemos na pauta temas relevantes como o canal de denúncias, nova exigência do Banco Central, sendo que a Federação deverá disponibilizar esse novo serviço para suas federadas. É importante destacar a grande participação dos representantes das federadas e demais presentes nas discussões, o que enriqueceu ainda mais o encontro. Vamos procurar sempre promover reuniões que tenham temas relevantes e que possam contribuir para a melhoria da gestão das nossas cooperativas.” Concluiu.