FNCC News Abril

Foto Matéria - NEWSFNCC-192

INTERCOOPERAÇÃO

FNCC realiza reuniões em Brasília

Visitas têm o objetivo de intensificar representatividade da Federação

Os diretores Wanderson de Oliveira, Ivo Lara, André Brone e a coordenadora Sani Silva estiveram em Brasília para reuniões com cooperativas e instituições, no último mês.
O grupo participou das Assembleias do FGCoop e da Confebras e, nesta última, o Diretor Financeiro da FNCC, Ivo Lara, foi eleito Conselheiro Titular da Instituição.
Além desses encontros, os diretores estiveram no Banco Central do Brasil, em reunião com os Chefes de Departamento, Harold Paquete e José Reynaldo Almeida, e as Chefes Adjuntas de Departamento, Sandra Lucia, Vivian Grassi e Paula Ester. Participaram também da Plenária do CECO, de reunião no Bancoob e visitaram a Cooperforte, Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo de Funcionários de Instituições Financeiras Públicas Federais.
Para o Presidente Wanderson de Oliveira, encontros como esses trazem grandes oportunidades de relacionamento e estreitam o contato com parceiros. “Essas reuniões nos ajudam a fortalecer a prática da intercooperação e enriquecem o portfólio das nossas federadas. A perspectiva é muito positiva para a atuação da FNCC em vários ramos, como no apoio às cooperativas independentes”.


COOPERATIVISMO

Lei do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo completa 10 anos

Lei amplia participação das cooperativas no mercado financeiro

Em 2009, nascia a Lei Complementar nº 130/2009 que iniciou uma importante transformação no cooperativismo.
A promulgação da Lei estabeleceu o Sistema Nacional de Crédito (SNCC) e reconheceu, de forma definitiva, o cooperativismo de crédito como integrante do Sistema Financeiro Nacional.
Com isso, o cooperativismo de crédito foi reconhecido como um sistema único, o que estabeleceu incentivos para a consolidação do SNCC. Além disso, foram asseguradas, às cooperativas, condições operacionais dos bancos tradicionais, com seus serviços financeiros e soluções em negócios aprimorados.
Hoje, mais de 10 milhões de cooperados desfrutam de serviços financeiros com condições melhores que os bancos.
Para o Diretor Superintendente da Cresol, Adriano Michelon, a Lei foi um grande avanço para o cooperativismo, porém ainda existem desafios. “O Brasil tem um marco regulatório que é referência mundial, indutor de boas práticas e um verdadeiro aparato legal. Agora nosso desafio é manter e ampliar os debates para que o cooperativismo atinja ainda mais pessoas, mostrando sua força, solidez e representatividade”, comenta.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Com nova parceria, FNCC organiza live de educação financeira para federada

CoopAZ recebeu Consultoria Ponto C para palestra on-line direcionada a cooperados

No dia 12 de abril, a Federação organizou uma palestra on-line sobre educação financeira para a federada CoopAZ, Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da AstraZeneca.
A ação foi a primeira do ano realizada com a Consultoria Ponto C, nova parceira da Federação. O consultor Marcio Nami foi o responsável por ministrar o treinamento, que teve foco no ramo de investimentos.
“Um dos pontos mais importantes foi enfatizar que a economia é uma ciência humana, e não exata. As pessoas puderam ouvir sobre uma relação mais próxima com o dinheiro. Ficou bem claro pelo nível de satisfação que o melhor caminho para a prosperidade em investimentos é o bom planejamento”, destaca Marcio Nami, da Ponto C.
A live fez parte do Programa de Formação e Capacitação da FNCC e foi uma contribuição da CoopAZ à Semana da Saúde da AstraZeneca. A transmissão foi feita pela intranet da empresa e contou com 80 espectadores ao vivo.
“Agradecemos todo o empenho da FNCC e seu parceiro Marcio Nami em trazerem conhecimento sobre finanças e pessoas. Com a live, conseguimos despertar o desejo de conhecer o momento de vida e tornar possível o crescimento financeiro com o devido planejamento, respeitando o horizonte e perfil de cada investidor”, comenta Marcia Fernandes, da CoopAZ.


Agenda FNCC

IV Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paulista

A coordenadora Sani Silva esteve presente no IV Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paulista. No evento, organizado pelo Sescoop, grupos de trabalho foram formados para definir o planejamento estratégico da instituição.
“A profissionalização, tanto do time quanto dos dirigentes da sociedade cooperativa, é fundamental para seu desenvolvimento no cenário nacional”, comenta a coordenadora Sani Silva, presente no encontro.
O encontro aconteceu em Ribeirão Preto no dia 15 de abril.

Assembleia Geral da OCESP

No dia 23, a FNCC marcou presença na AGO da OCESP. Na ocasião, foram aprovados os demonstrativos financeiros da instituição e o planejamento para 2019.
Antes de deliberar sobre os demonstrativos financeiros, os presentes assistiram a apresentações e vídeos das principais ações realizadas pelo Sistema Ocesp no ano passado — por meio da Ocesp, do Sescoop/SP e da Fescoop/SP — em benefício das cooperativas paulistas.
A Federação foi representada pelo Diretor Administrativo André Brone.

Save the Date

A AGE da FNCC está chegando. Um momento muito importante para a troca de conhecimentos e fortalecimento da intercooperação. Esperamos por você!
Reserve na sua agenda:
Assembleia Geral Extraordinária da FNCC
Dia 23/05 das 10h às 13h
Local: FNCC