Conecta recebeu pelo menos 30 representantes de cooperativas

Banner728x380px-N21_FNCC-18

Conecta recebeu pelo menos 30 representantes de cooperativas

Evento pode ter sido o último fora da nova sede da Federação, prevista para inaugurar em novembro

No dia 25 de setembro, aconteceu, no prédio da Ocesp, o Conecta – encontro bimestral da FNCC, que reúne representantes das cooperativas federadas, para atualizações e troca de experiências.
Entre os assuntos em pauta, os presentes puderam discutir temas que incluem a nova sede da FNCC, além de outros de interesse como PDGC, Auditoria Fiscal, Tributação e Sistema Benchmarking.
Wanderson de Oliveira, presidente da FNCC, abriu a reunião falando dos últimos detalhes até a inauguração da nova sede da FNCC, um espaço estrategicamente pensado para permitir mais interação entre Federação e Filiadas. De acordo com presidente, a localização será de fácil acesso e o prazo para a inauguração está estimado para novembro. “O novo local está sendo construído na Zona Norte de São Paulo e será de fácil acesso. Ainda faltam alguns detalhes de acabamento, mas a previsão é que até o final de novembro a FNCC já esteja na casa nova”, esclarece o presidente.
Na sequência, Wanderson motivou a participação das federadas no VI Encontro de Dirigentes, promovido pela CECO – Conselho Consultivo do Ramo Crédito, que vai acontecer no mês de outubro, em Ribeirão Preto. O evento vai discutir importantes questões sobre o mercado cooperativista e soluções para assuntos relativos ao crescimento cooperativista no país.

Palestrantes parceiros
Com a palavra, Daniela Morais (consultora do Sescoop/SP), apresentou ferramentas de análise do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e demonstrou alguns aspectos da governança e gestão que podem ser melhor gerenciados a partir do programa. A consultora ressaltou as principais funções do PDGC que inclui panorama geral e comparativos sobre a performance da cooperativa – um norte para planejamento estratégico e tomada de decisão mais assertiva.
Em seguida, Renato Marques, sócio da PH, que passa agora a se chamar Mútua, explicou como utilizar o sistema benchmarking e também aproveitou para trazer algumas definições sobre Marketing Digital e produção de conteúdo para redes sociais.
Fabrício Koeke, sócio da Padrão Auditoria, habitualmente traz temas que são dúvidas comuns entre as cooperativas – o que estimula a participação dos presentes. Desta vez, Koeke falou sobre as resoluções do padrão de homologação do Banco Central e abriu espaço para que as cooperativas pudessem sanar dúvidas e esclarecer pontos relevantes para sua cooperativa.
Sobre tributação, outro tema que causa muitas ambiguidades, quem falou foi o consultor jurídico da FNCC Reginaldo Filho, que esclareceu dúvidas sobre a assessoria jurídica e a Solução de Consulta 102, do COSIT e apresentou a nova integrante do setor jurídico da FNCC, a advogada Sani Silva, antiga parceira e ex-diretora da Federação.
Delvo Martinelli, gerente da Credivista, trouxe para a reunião o tema Seguro Prestamista, uma das boas práticas bem assimiladas pelos cooperados de sua cooperativa e, para fechar a reunião, Martinelli, apresentou a história da cidade Sede de sua cooperativa, a interiorana São João da Boa Vista, a 50ª melhor cidade do país em termos de qualidade de vida.


Conselho Fiscal da FNCC se reúne para verificação de contas

Encontro visa averiguação e transparência

O Conselho Fiscal FNCC esteve reunido no último dia 18 de setembro (terça-feira) para discutir as últimas contas da Federação. Na ocasião estiveram reunidos os senhores Paulo da Credi SG, Carlos da CECREB e Delvo da Credivista, que deram por aprovadas todas as contas.


FNCC oferece curso de governança para cooperativas

Miguel Gentile vai ensinar ferramentas práticas para boa governança

No dia 10 de outubro, a FNCC promove o Curso de Governança Corporativa, com o contador Miguel Gentile. O curso será na sede da Ocesp, das 09h às 13h. Miguel tem mais de 10 anos de experiência no mercado cooperativista e hoje trabalha como sócio-diretor da HORUS RM Assessoria e Consultoria.
O curso colocará em pauta os maiores desafios enfrentados por sucessores de membros titulares das cooperativas, fornecendo ferramentas e exemplos de casos solucionados do ramo.
Na grade do curso estão inclusos temas como governança e sucessão, profissionalização da gestão, planejamento do processo sucessório, análise e direcionamento do processo e outros assuntos.


Prosperidade é tema do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Presente em mais de 109 países, o cooperativismo de crédito está em amplo crescimento

No dia 18 de outubro é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC).

E graças a ações inovadoras e boas práticas, cooperados em todo mundo têm se beneficiado de soluções que promovem crescimento financeiro.
Com o tema “Encontre Prosperidade em uma Cooperativa de Crédito”, o DICC celebra a força do movimento que totaliza 235 milhões de participantes que encontram, nas cooperativas, serviços bancários personalizados, juros baixos, tudo pensado de acordo com o perfil do cooperado.


Presidente da FNCC participa de Seminário das Cooperativas de Crédito

Wanderson de Oliveira explicou o que é uma cooperativa e quais os benefícios de ser cooperado

No dia 26 de setembro, Wanderson de Oliveira, presidente da FNCC, participou do Seminário de Cooperativas de Crédito para
Microempreendedores na sede da FIESP, em São Paulo. Coube a Wanderson dar um panorama geral sobre o funcionamento das cooperativas, direitos e deveres dos cooperados e os benefícios de fazer parte de uma cooperativa de crédito. O evento reuniu cerca de 100 empresários.
Na palestra, Wanderson salientou que o cooperado participa das decisões como cliente e dono da cooperativa. Também ressaltou as principais características do cooperativismo como os aspectos de governança, atendimento personalizado, custos mais acessíveis e os órgãos sociais das coops (Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal).
Entre as autoridades presentes estavam: Sylvio Gomide, Diretor Titular das Indústrias FIESP; Pierre Ziade, Diretor Titular Adjunto das Industrias FIESP; Cláudio Miquelin, Diretor do Departamento das Indústrias FIESP; Flávio Roscoe, Diretor Presidente do SICOOB CREDIFIEMG; Antenor Marques, Vice-presidente da Sicredi Noroeste SP; Alexandre Comin, gerente da Unidade de Serviços Financeiros do SEBRAE Nacional; Nilton Torres de Barros, 2º Diretor Secretário da FIESP; Moacir Niehues, Diretor Executivo da SICREDI; e Luciano Ribeiro Machado, Superintendente de Negócios e Desenvolvimento do Bancoob.


FNCC promove ação de apoio ao ‘Outubro Rosa’ entre federadas

A ação visa conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce da doença

No dia 19 de outubro é comemorado o Dia Internacional Contra o Câncer de Mama. E para chamar a atenção para a necessidade do autoexame e diagnóstico precoce, a FNCC propõem que as federadas incentivem os cooperados a aderir a uma mobilização rosa.
A ideia é que nessa data, 19 de outubro, os cooperados usem roupas ou acessórios na cor da campanha e tirem fotos para enviar à administração da FNCC, que vai divulgá-las nas mídias sociais da Federação.
Incentive seus cooperados!
O câncer de mama é o tipo mais comum no mundo e representa 28% dos casos novos que surgem por ano, atingindo principalmente mulheres acima de 50 anos, mas o diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas.