Conecta: FNCC reúne federadas e parceiros na sede da Cogem

AGE FNCC

Evento confere boas-vindas às novas filiadas e apresenta soluções à resolução do Banco Central

FNCC, federadas e empresas parceiras se reuniram, na última quinta-feira (13), na sede da Cogem, para o Conecta – encontro organizado pela Federação, para interação e fortalecimento do cooperativismo.

O Diretor Presidente da Federação, Wanderson de Oliveira, foi responsável pela abertura da reunião. Na ocasião, o presidente fez apresentação institucional da Cogem e também das novas cooperativas federadas. “Nosso time se torna mais forte com a entrada das 12 novas federadas, todas comprometidas com a intercooperação e desenvolvimento em conjunto. Estamos muito felizes com as novas parcerias!”.

Na sequência da programação, a Finaud Tec – tecnologia e consultoria, parceira da FNCC, teve oportunidade de apresentar seus serviços de proteção a ataques cibernéticos. “O objetivo da apresentação da Finaud Tec é esclarecer, elucidar essa prática e dar condições, às federadas, de estarem de acordo com as novas exigências do Banco Central”, explica o presidente Wanderson. A resolução CMN 4.658/18 torna obrigatória para as cooperativas a prática de uma Política de Segurança Cibernética.

Além disso, Dr. Reginaldo Filho, consultor jurídico da FNCC, trouxe discussão sobre tributação dos juros ao capital e acordo coletivo. Na ocasião, o consultor passou parecer jurídico sobre a tributação e o próximo passo é uma pesquisa com as federadas sobre a consulta à Receita Federal. Sobre o acordo coletivo, Reginaldo ficou encarregado de apresentar uma contraproposta ao sindicato, negociando valor da contribuição sindical, como feito no ano anterior.

Para encerramento do evento, Ivo Lara, Diretor Financeiro da FNCC, falou sobre singularidade das cooperativas. Ivo ressaltou a importância do respeito às particularidades de cada federada e a dedicação da FNCC em oferecer os melhores serviços, de acordo com suas necessidades individuais. “Foi um excelente encontro, vejo uma sinergia de propósitos, especialmente sobre a Identidade Cooperativa, a chegada das novas federadas enriqueceu as discussões e contribuiu com o crescimento da FNCC”, comentou o diretor financeiro.