Comissão Mista inicia análise da MP 1.292/2025, que trata do crédito consignado digital
Setor cooperativista acompanha os debates e defende a inclusão das cooperativas no novo modelo proposto pela medida
Foi instalada no dia 7 de maio a Comissão Mista do Congresso Nacional, responsável por analisar a Medida Provisória nº 1.292/2025, que dispõe sobre a operacionalização das operações de crédito consignado por meio de plataformas digitais. A proposta altera a Lei nº 10.820/2003 e prevê que as operações sejam realizadas em sistemas digitais administrados por agentes públicos.
Cooperativismo em ação
Assim como a FNCC (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito), o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) também está acompanhando tudo de perto e já começou a conversar com os parlamentares da Comissão. A ideia é garantir que as cooperativas de crédito sejam incluídas nesse novo modelo. Reuniões estão acontecendo, onde o Sistema OCB apresenta demandas do setor.
Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, deixou claro o propósito. “Nosso objetivo é assegurar que as cooperativas de crédito, sobretudo as independentes, não fiquem de fora do novo modelo e continuem contribuindo com a inclusão financeira de milhares de brasileiros. Por isso, desde já, queremos apresentar nossos pleitos à Comissão e trabalhar para que as especificidades dessas cooperativas sejam respeitadas”.