Auditoria Cooperativa 2026
O evento destacou a complexidade das novas exigências, a necessidade de preparação antecipada e atualização constante frente às mudanças frequentes do BACEN.
Aconteceu no último dia 17/10, o “Webinar Auditoria Cooperativa em 2026 – Orientações sobre a execução da atividade”, evento oferecido pela FNCC que foi ministrado por Fabrício Koeke, sócio da Padrão Auditoria. Mais de 76 representantes de cooperativas participaram do evento para entender sobre as atualizações e necessidades de conformidade exigidas pelo Banco Central.
Foram abordados escopos prudenciais e de conduta, incluindo desempenho econômico-financeiro, relacionamento com clientes, prevenção à lavagem de dinheiro e resiliência cibernética.
Entre os temas abordados, o escopo prudencial 125 tratou do desempenho operacional e da situação econômico-financeira das cooperativas singulares, abordando aspectos como provisões, identificação de ativos problemáticos e reestruturações de crédito. O escopo 215 apresentou os requisitos da política institucional de relacionamento com clientes e usuários, enfatizando aspectos como ética, transparência, gestão de vulnerabilidades e a obrigatoriedade de uma política de educação financeira formalizada. Já o escopo 216 concentrou-se na prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à ocorrência de fraudes, destacando controles, avaliações internas de risco e integração com sistemas oficiais. Por fim, o escopo 128 enfatizou a resiliência cibernética, com foco em planos de resposta a incidentes, testes de continuidade de negócios e controle de riscos operacionais e tecnológicos.
O evento reforçou o papel estratégico do Programa de Formação e Capacitação da FNCC como instrumento de orientação e preparo técnico das cooperativas, contribuindo para o aprimoramento da governança e o alinhamento às melhores práticas do setor.