AGO 2019
Mais uma AGO foi realizada com excelência pela Federação! O evento, que se torna cada ano mais estratégico e robusto, aconteceu no dia 21 de março, na sede da FNCC, em São Paulo e contou com a presença de federadas e parceiros.
Durante a Assembleia, os diretores da Federação apresentaram os resultados do exercício do ano anterior, as principais conquistas e os planos para 2019.
Entre os assuntos abordados, esteve a destinação das sobras líquidas – que foi aprovada em 40% para reserva legal e 60% para o FATES, visando maior participação da FNCC em eventos e reuniões de representatividade política.
Foi aprovada, também, a fixação dos valores de honorários da Diretoria, assunto que vinha sendo analisado desde a última Assembleia.
Planejamento 2019
A FNCC apresentou, também, planos de ação e diretrizes para os sete eixos do planejamento estratégico, objetivando, principalmente, maior representatividade política e adesão de mais filiadas.
“Estamos cumprindo o planejamento, e isso é um passo muito importante para consolidação da Federação dentro do cooperativismo de crédito nacional. Temos sido destaque em fóruns e tudo isso é fruto do bom trabalho realizado. Prova nosso protagonismo”, comemora o Diretor Presidente da FNCC, Wanderson de Oliveira.
Grupo de Estudos: Tributação do Juros ao Capital
No último dia 7 de março, foi realizada conferência para discussão da Tributação dos Juros ao Capital. A conferência é um desdobramento do último workshop – que tratou do assunto.
Na ocasião, diante das dúvidas e das peculiaridades de cada cooperativa, ficou decidido que uma deliberação sobre a Tributação do Juros ao Capital demandava mais estudo e alguns voluntários se dispuseram a estudar e debater – em busca de uma solução mais próxima do ideal para todos.
Participaram da conferência: Wanderson de Oliveira (Cogem), Paulo Dias (Credi SG), Marcos Silva (CooperABB), Ivo Lara (CooperJohnson) e Reginaldo Ferreira Lima Filho (consultor jurídico da FNCC).
Após novos apontamentos e levantados todos os prós e contras, os membros da comissão decidiram que o debate deverá ser estendido e levado à OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, cujo conselho especializado deve colaborar na tomada de decisão.
FNCC completa 5 anos!
No último dia 10 de março, a Federação completou 5 anos de história! A data foi celebrada no último dia 21, com um brunch, na ocasião da AGO – Assembleia Geral Ordinária, evento que reuniu cooperativas filiadas e parceiros.
“A FNCC agradece a todas as federadas por serem parte dessa trajetória. Que possamos continuar comprometidos com a Intercooperação”! Palavra do Diretor Presidente, Wanderson de Oliveira.
MATÉRIAS SECUNDÁRIAS
São João da Boa Vista recebe palestra PLD
Treinamento faz parte do Programa de Formação e Capacitação da FNCC
No dia 9 de março, representantes de cooperativas da cidade de São João da Boa Vista se reuniram para o treinamento de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. O evento, que aconteceu no Auditório da Unimed na cidade, é uma realização da FNCC pelo crescimento da Intercooperação e do cooperativismo.
Miguel Gentile, especialista em contabilidade para o setor cooperativista, foi o responsável pela manhã de palestra que reuniu colaboradores, diretores e conselheiros da Credivista, além de convidados da Unimed. “Quanto maior for o conhecimento da equipe, melhor preparada estará a cooperativa a mitigar o risco de ocorrências de suspeitas de lavagem de dinheiro”, comenta.
A ação, que faz parte do Programa de Formação e Capacitação da FNCC, durou três horas e promoveu intensa participação de todos os presentes.
FNCC participa de evento do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB
No encontro, representante do Banco Central do Brasil menciona FNCC como importante iniciativa para centralização
Wanderson de Oliveira, Diretor Presidente da FNCC, participou de encontro de cooperativas independentes promovido pelo Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB (Ceco). O evento aconteceu no dia 22 de março, no Hotel San Juan
Royal, em Curitiba.
Com duração de cinco horas, o evento recebeu 43 pessoas e apresentou palestras de representantes do Banco Central (BC) e do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop). Tiago de Paiva Prota, representante do Banco Central do Brasil, ressaltou a importância das cooperativas independentes compartilharem serviços para se manterem competitivas no mercado e mencionou a FNCC como importante
iniciativa para centralização.
Wanderson ressaltou a importância de encontros como esses para a Intercooperação e fortalecimento do cooperativismo. “Assuntos importantes estiveram em pauta neste encontro. Entre eles o IOF nas operações de crédito, imposto de renda sobre juros ao capital e auditorias cooperativas. Foi um evento muito produtivo porque debate temas importantes e ainda promove a intercooperação com o compartilhamento das
experiências no ramo”, comenta Wanderson.
Agenda FNCC
FNCC e ABBC
A FNCC se reuniu com a parceira ABBC, representada por Viviane Mendes Machado, no dia 13 de março. O encontro teve como objetivo apresentar a Federação e as demandas das Federadas e conhecer o portfólio de treinamentos da Associação.
FNCC e Confebras
No dia 15 de março, a Diretoria da FNCC se reuniu com Kedson Macedo, Diretor da Confebras, para almoço de intercooperação. Entre os assuntos discutidos, destaque para a Assembleia da Confebras, que acontecerá no dia 16 de abril. Ao final do encontro o presidente Wanderson recebeu o Relatório de Gestão da Confebras – a Federação foi a primeira filiada a receber o documento que reúne todas as principais ações e conquistas da confederação no ano anterior.
FNCC e CooperCred Unilever
No dia 21 de março, após a AGO, a FNCC recebeu em sua sede a Gerente da CooperCred Unilever, Nilza Helena da Silva. O encontro apresentou os serviços da Federação e teve como objetivo estreitar o relacionamento com a cooperativa.