News Dezembro 2020

foto_materia

FNCC oferece treinamento de ouvidoria a Federadas

Apresentando os diversos âmbitos que incluem a gestão da ouvidoria em uma instituição

No último dia 8 de dezembro, a FNCC promoveu mais um curso para as cooperativas federadas, desta vez, tratando sobre o serviço de ouvidoria, setor fundamental para a boa gestão das cooperativas de crédito.

O treinamento foi ministrado pela relações-públicas e mestre em comunicação, Fernanda de Almeida, profissional com vasta experiência na área. A formação tinha foco em pessoas que desejam trabalhar mais a fundo nesta área ou ampliar a gestão da ouvidoria dentro da cooperativa.

Fernanda Almeida deu uma verdadeira aula sobre o tema trazendo informações e trocando experiências com o público “foi uma grande satisfação falar sobre a importância da ouvidoria para o desenvolvimento das organizações e para o relacionamento com seus públicos.”

A instrutora tratou sobre diversos temas como: a organização de uma ouvidoria com efetividade, a excelência no atendimento e a fala do ouvidor, os direitos e a defesa dos consumidores no âmbito público e privado e relacionamento da ouvidoria com as demais áreas de atendimento a clientes.

Para Nilson José Bulgueroni, da Crediscoop, a FNCC tem promovido ações importantes ao que se refere a qualificação, “esse tipo de iniciativa facilita a formação e treinamento de colaboradores e diretores das cooperativas, suprindo carências de conhecimento e atualizando procedimentos essenciais à boa condução dos negócios dessas entidades.”

Valdir da CoopMWM, comentou que a dinâmica e a forma como o conteúdo foi apresentado foi excelente. “O curso como um todo muito proveitoso, achei ótimo!”, disse.

 


 

FNCC encerra ciclo de eventos de 2020 com Conecta

Intercooperação e boas práticas foram algumas das pautas do evento

A FNCC não poderia encerrar 2020 de maneira melhor do que promovendo o já tradicional Conecta. O evento é considerado um ambiente de encontro e troca de boas práticas entre as cooperativas, sempre promovendo ideias e assuntos que fazem parte do dia a dia das federadas.

O último Conecta do ano não foi diferente, os mais de 50 participantes tiram a manhã do dia 17 de dezembro para fazer uma verdadeira imersão, sobre aspectos do meio cooperativista.

O evento começou com um painel especial com o Chefe do Desuc, do Banco Central, Harold Espínola, que mais uma vez reforçou a importância das cooperativas no segmento financeiro: “As cooperativas têm crescido cada vez mais, ocupando espaços importantes e ganhando relevância, por isso, esse bate-papo no Conecta se torna ainda mais fundamental.”

Harold aproveitou o encontro para fazer um panorama do crescimento do setor, além de relembrar o potencial que o cooperativismo possui, chegando a espaços e locais pouco explorados pelo sistema bancário.

O representante do BC também abordou as mudanças que o PIX trouxe ao meio financeiro e o papel da tecnologia no relacionamento com o cooperado. “O papel que as cooperativas possuem vai muito além do atendimento e prestação, as coops são um meio de relacionamento e pertencimento”, disse.

 Ao final do primeiro painel, o diretor presidente da FNCC, Ivo Lara, frisou que “a Federação tem estruturado sua relação com o Banco Central para que possamos trabalhar juntos, promovendo um maior espaço para as cooperativas. Esse encontro nos lembra dos desafios, mas também das expectativas futuras.”

 Devolutiva GDA – Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro

 Luiz Fernando dos Santos, representante do Sescop, foi o responsável pelo segundo painel do dia, que tratou da devolutiva da GDA das cooperativas federadas a FNCC, mostrando o desempenho financeiro delas. Os participantes aproveitaram para sanar algumas dúvidas.

Durante o Conecta também foram apresentados dados sobre a representatividade das 49 federadas, a agenda de capacitação e dos próximos Conectas em 2021.

Case de sucesso!

No painel das federadas, foi a vez da troca de boas ações realizadas pela CoopEricsson, em especial o kit boas-vindas, um presente que a cooperativa oferece aos cooperados que tiveram filhos. Neste primeiro ano, mais de 50 famílias foram presenteadas com o kit-baby.

Para o diretor da FNCC, André Brone, a iniciativa mostra que a cooperativa está atenta às necessidades do cooperado, além de fazer parte desse momento da vida dele. “Com ação, mostramos que o cooperado faz parte da cooperativa, assim como a sua família, além de mostrar que os serviços da CoopEricsson vão muito além dos empréstimos.”

 O papel do social no cooperativismo

O painel da anfitriã ficou a cargo da Kátia Riovena, da CooperJSS, que trouxe um pouco da história da cooperativa, sua composição, missão, metas e objetivos e dos serviços oferecidos pela instituição.

Composto por 1468 cooperados, a CooperJSS, possui em seu DNA a preocupação com a educação financeira de seus cooperados, e faz disso um tema importante. “Nós enxergamos a educação financeira como parte da ajuda mútua. Estamos sempre incentivando nossos cooperados a como administrar suas finanças.”, diz Kátia.

 A CooperJSS mostra que mesmo em um ano como 2020, ela não parou, buscou alternativas importantes para ajudar socialmente seus cooperados, com campanhas de distribuição de cestas, ovos de páscoa, auxílio-medicamento e de óculos.

 Premiação

Ao final do evento algumas cooperativas foram premiadas por suas contribuições e engajamento em eventos e ações da FNCC, as categorias premiadas foram: Benchmarking, ciclo de formação e capacitação e também uso do sistema de atendimento da Federação.

O diretor presidente, Ivo Lara, agradece a contribuição das coops em 2020: “As federadas nos trouxeram um novo olhar para enfrentar os desafios deste ano, ficamos muito satisfeitos de ver as ações realizadas por cada uma.”