FNCC promove encontro entre cooperativas filiadas
PLANEJAMENTO PARA 2018 E NOVAS RESOLUÇÕES SÃO PAUTAS ENTRE FNCC E SINGULARES
No último dia 20 de setembro, FNCC, cooperativas filiadas e convidados, se reuniram na sede da CrediBASF, em São Bernardo, para um intercâmbio de informações e debates sobre temas do universo cooperativista. Com a participação maciça das federadas, o encontro abordou assuntos que contribuem para os trabalhos diários realizados pelas cooperativas e como a FNCC participa desse processo, com soluções práticas e efetivas.
Entre todos os assuntos abordados, destaque para Menu de Governança, o Syscoop 32, participação da FNCC e das federadas no V Encontro de Dirigentes realizado pela OCESP e no Fórum Integrativo Confebras. Também foi discutida migração gradativa da conta corrente do Santander para o Sicoob Cecres, onde, conforme o comparativo apresentado pela diretoria, a Federação terá maior rendimento na aplicação e redução dos custos das tarifas. Os assuntos sistema de indicadores da OCESP, o GDA e os procedimentos para aderir à ferramenta também foram discutidos, além da demonstração dos resultados positivos no orçamento da FNCC, onde permite que seja estudada a possibilidade da Federação ir para uma sede própria.
Planejamento Estratégico 2018
Ponto alto do evento, esse tópico envolveu a participação de todos os representantes presentes. Wanderson Oliveira, diretor Presidente da FNCC, falou das perspectivas para o futuro e ofereceu oportunidade para que as singulares contribuíssem sobre as estratégias para 2018. Além da mudança da FNCC para sede própria, representantes das cooperativas filiadas, solicitaram formalização e o credenciamento de parceiros, centralização financeira, parceria com o Sescoop para o Programa de Formação e Capacitação da FNCC, melhoria na qualidade do serviço prestado pelas consultorias e modelos de manuais e políticas para as filiadas.
Ponto de vista
Para Priscila Thomaz, gerente da CrediBASF, cooperativa sede do evento, essas reuniões trazem reforço para os desafios do negócio e também fortalecem os vínculos humanos. “As reuniões das federadas são sempre agregadoras, pois nos colocam “na mesma página”. Isso é naturalmente intercooperar. É confortante saber que temos pares que dividem as dúvidas e multiplicam os conhecimentos”, avaliou ela.
“Enquanto discutimos e olhamos para a realidade de uma cooperativa, todos crescemos. Embora o produto seja o mesmo, capitalização e empréstimos, temos o desafio de manter um alto nível diante de um mercado muito concorrido e juntos, certamente somos mais fortes”, explica Wanderson Oliveira, diretor Presidente da FNCC.
Esta é também a opinião de Eliane Molina, coordenadora da CoopCargill, cooperativa filiada a entidade, que faz coro com Wanderson nesse aspecto e também avalia positivamente esse intercâmbio de informações: “acredito que o maior desafio como grupo seja trabalhar, da melhor forma possível, em todo os processos, no intuito de atender nossas necessidades, adequando às especificidades de cada uma”.
CONSULTORIA
Determinação do Banco Central é acatada pela FNCC
CONSULTOR TÉCNICO DA FNCC EXPLICA NOVIDADES PARA AS FEDERADAS
O consultor técnico do encontro, Miguel Affonso Gentile, comandou a segunda parte do evento esclarecendo dúvidas sobre a Entidade de Auditoria Cooperativa. Ele falou também sobre um modelo com orientações técnicas sobre a Política Institucional de Relacionamento com Clientes e Usuários de Produtos e Serviços Financeiros, que em breve será disponibilizado para as federadas.
Além desse assunto, Gentile também apresentou ao grupo a estrutura do sistema do canal de denúncias. Um serviço que a FNCC vai oferecer às cooperadas, em cumprimento à determinação do Banco Central.
INTERATIVIDADE
Sistema do Canal de Denúncias na prática
COMO O SISTEMA VAI FUNCIONAR
Para atender a resolução 4.567/17 do Banco Central, a FNCC desenvolveu o sistema Canal de Denúncia. Esse é mais um serviço que a FNCC passa a oferecer para as filiadas.
Para falar como o sistema vai efetivamente funcionar, Renato Marques, desenvolvedor do sistema, mostrou aos participantes as telas e funcionamento do Canal de Denúncia. O assunto rendeu e grande parte dos representantes das cooperativas tiraram suas dúvidas e contribuíram com ideias para melhorar a ferramenta.
TROCA DE INFORMAÇÃO
Painel FNCC: Políticas de Capital
REPRESENTANTE DA COOPERJOHNSON FOI O MODERADOR DO ENCONTRO
O Painel FNCC é uma pauta fixa. A proposta é que, em todas as reuniões haja espaço para discussão das boas práticas das federadas em diversas áreas do cooperativismo. E o tema escolhido para esta reunião foi “Políticas de Capital” e o moderador foi Ivo Lara Rodrigues, representando a CooperJohnson.
Ivo Lara Rodrigues apresentou um caso sobre o tratamento do capital e promoveu troca de experiências com os representantes das 12 cooperativas presentes. Foi um tempo muito produtivo.
Fale com a gente caso queira sugerir algum tema para este painel. Quem sabe não será você o moderador do próximo encontro?