FNCC NEWS

banner_news_3

FNCC participa de Workshop de Auditoria Cooperativa

Evento abordou assuntos técnicos e planejamento de ações

O Banco Central do Brasil (BC) e o Sistema OCB organizaram um Workshop de Auditoria Cooperativa em Brasília (DF), nos dias 19 e 20 de junho. A FNCC esteve presente e foi representada por Fabrício Koeke, um dos sócios da empresa de auditoria que presta serviços para nossas filiadas. Segundo Fabrício, o evento foi essencial pois abordou, em detalhes, as situações levantadas e “demonstrou o nível de comprometimento e as expectativas que o órgão regulador possui sobre o serviço de Auditoria Cooperativa”.
Os representantes do cooperativismo de crédito também traçaram planejamento para próximas ações. Em conjunto com o BC, foi defi nido que haverá escopos mínimos para cada tipo de segmento e tipo de cooperativa de crédito. Estes escopos serão encaminhados para cooperativas entre julho a agosto. Além disso, de agosto a setembro, as cooperativas deverão discutir o escopo final a ser executado no trabalho. Por fim, foi determinado que, a partir de agosto, haverá contato com as cooperativas que ainda não contrataram o serviço de auditoria, para um posicionamento sobre a contratação. Assim, as empresas poderão encaminhar o cronograma de inspeções ao BC.

Campanha do Agasalho da FNCC teve centenas de doações

334 peças de roupas foram doadas para Projeto Abraço

A FNCC realizou a Campanha do Agasalho, dos dias 07 de maio a 08 de junho, com participação das cooperativas filiadas. As 334 peças de roupas, onze cabides e seis pares de sapatos arrecadados foram doadas para o Projeto Abraço.
O Projeto Abraço é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove ações voluntárias mediante doações para diversas instituições beneficentes. Desta vez, o Projeto contemplou, com as arrecadações, o Grupo de Ajuda Mútua Sopão do Amor – Lírio Branco (G.A.M), que atende, semanalmente, mais de 60 moradores de rua em São Bernardo do Campo, SP.
A campanha foi um sucesso, e a FNCC agradece a todas cooperativas e cooperados participantes. Com este ato de solidariedade, continuamos nosso objetivo de construir uma sociedade diferente.

Conheça o novo diretor administrativo da FNCC

André Brone foi eleito diretor administrativo da FNCC na última Assembleia Geral, realizada no dia 23 de março. André já foi conselheiro fiscal na FNCC e atualmente é coordenador da CoopEricsson.

Saiba mais sobre André Brone:

  • Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Campos Salles.
  • Cursa Gestão de Cooperativa pela Unicesumar.

Treinamento de negociação e cobranças para aperfeiçoamento das cooperadas

No último dia 13, a FNCC ofereceu treinamento sobre negociações para novas práticas e atualização das cooperativas filiadas. Entre os assuntos mais importantes, estavam manutenção de cadastros e treinamento para cobrança.
Quinze representantes de federadas estiveram presentes e puderam contribuir com cases de suas cooperativas. Durante o curso, o palestrante incentivou a criação de rotinas de cobrança para cada perfil de associado. Além disso, cobrou que os responsáveis por essa área se dedicassem a explicar as cláusulas de contrato para os cooperados, assim como as formas de cobrança – caso exista a inadimplência – e a importância do pagamento, já no ato da adesão. Com isso, as filiadas têm ferramentas para reverter cooperado inadimplente em pagante, evitando que ele recorra à evasão.

“O instrutor Aruam passou com muita clareza a importância de sermos eficientes na cobrança, para que tenhamos a inadimplência minimizada na nossa cooperativa”
Leticia Maciel – CooperABB