Dia C: um dia de celebração para o cooperativismo!

Comemorando o Dia Internacional do Cooperativismo, a FNCC promove palestra online e participa de atividades comunitárias em São Paulo

A união de pessoas é fundamental para promover o bem-estar social e criar oportunidades que beneficiam toda a sociedade. Nesse contexto, as cooperativas, especialmente as de crédito, desempenham um papel crucial ao oferecer não apenas serviços financeiros, mas também iniciativas educacionais e comunitárias que transformam vidas. Através de ações como clínicas financeiras, as cooperativas de crédito proporcionam um melhor entendimento sobre o tema, capacitando as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e responsáveis em relação ao seu dinheiro.

Foi isso que vimos durante toda a semana que antecedeu o Dia Internacional do Cooperativismo. Cooperativas e cooperados empenharam-se em espalhar e difundir o movimento para a sociedade com diversas atividades e união.

A FNCC, por exemplo, no dia 05/07, ofereceu uma palestra online com o tema “Planejamento Financeiro: A Melhor Maneira para Poupar e Utilizar o Crédito de Forma Consciente”, ministrada pelo educador financeiro Laércio Caires. A palestra, transmitida pelo canal do YouTube da Federação, foi um sucesso de audiência, com mais de 540 participantes.

Laércio Caires, educador financeiro desde 2014, abordou temas como a inflação e os impactos do descontrole financeiro na saúde, trabalho e família, o círculo vicioso das finanças, crenças, hábitos e emoções que influenciam o comportamento financeiro, a importância do crédito consciente e como poupar para a aposentadoria e imprevistos. Ele também explicou como transformar sonhos em projetos e fazer um planejamento financeiro adequado para cada etapa da vida.

Priscila Oliveira Hernandez, coordenadora da Cogem, destacou a importância da educação financeira como base para tomadas de decisões mais conscientes. “Participar de palestras sobre Educação Financeira é sempre uma oportunidade para relembrarmos conceitos básicos que podem fazer toda a diferença no nosso dia a dia. Colocar em prática nossos conhecimentos nos ajuda a tomar decisões que contribuem para o nosso bem-estar”, concluiu Priscila.

Se você não pôde assistir, clique aqui e acesse o conteúdo completo.

Dia C em São Paulo

Já no sábado, um dia após o evento online, a FNCC participou ativamente das celebrações do Dia C em São Paulo, evento que integrou a Semana Municipal do Cooperativismo, realizada de 1 a 6 de julho no parque Linear Bananal Canivete. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Sescoop/SP.

Durante o evento, a Federação e outras cooperativas e sistemas ofereceram uma série de atividades para a comunidade local, incluindo recreação para as crianças, música ao vivo, clínicas financeiras, vacinação, distribuição de pipoca, algodão doce e muito mais. Essas ações reafirmaram o compromisso das cooperativas com o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas.

Thaís Araújo, Supervisora da Federação, esteve presente no evento e participou das atividades de forma intensa e o que viu, agradou. “Participar do Dia C em São Paulo foi uma experiência incrível e enriquecedora. Ver a comunidade reunida e engajada nas atividades que promovemos reafirma a importância do cooperativismo e o impacto positivo que ele tem na vida das pessoas. As clínicas financeiras, em especial, foram um grande sucesso, proporcionando conhecimento e ferramentas para que muitos possam gerenciar melhor suas finanças e alcançar seus objetivos. A união das cooperativas e a colaboração de todos os envolvidos demonstram que, juntos, podemos criar oportunidades, transformar realidades e promover o bem-estar social. Estou muito orgulhosa de fazer parte dessa iniciativa e de ver de perto o quanto podemos realizar quando trabalhamos em conjunto”, finalizou Thaís.

O significado do Dia C

O Dia C – Dia de Cooperar é uma data especial que celebra os princípios e valores do cooperativismo. É um dia de mobilização em prol de causas sociais e comunitárias, onde cooperativas de todo o mundo se unem para realizar ações que promovem o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades.