“Cooperativas Independentes estão mais próximas do cotidiano dos profissionais”, diz presidente da FNCC
“Cooperativas Independentes estão mais próximas do cotidiano dos profissionais”, diz presidente da FNCC
Entrevista concedida ao Programa CoopCafé reforça importância da intercooperação realizada entre nossas 54 Cooperativas Federadas
O Diretor Presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito, Ivo Lara Rodrigues, esclareceu os pilares importantes do cooperativismo de crédito, e a atuação da FNCC junto às 54 Federadas, em entrevista ao Programa CoopCafé na última quarta-feira, 25 de agosto, com apresentação e perguntas de Cláudio Montenegro, Diretor Executivo do portal BR Cooperativo.
“As cooperativas independentes representam 6,5% dos cooperados de crédito no mercado brasileiro. Esta é a principal instituição financeira para esses profissionais e suas famílias. O diferencial é que por estar tão próximo do dia a dia, as cooperativas conseguem oferecer benefícios agregados, de capacitação e apoio, com adesão livre, boa satisfação e facilitação para créditos e poupança. Tudo fica ali, muito próximo deles”, destaca Ivo.
Durante cerca de 15 minutos, o bate-papo tratou sobre a presença fiscalizadora do Banco Central, os diferentes perfis de cooperativas, a importância da intercooperação e os pilares que se destacam na trajetória da FNCC.
“Este grupo tem mais de 20 anos de história, mas apenas cinco anos oficialmente, credenciado. Os primeiros que aqui estiveram, perceberam a necessidade de uma maior representatividade da sua identidade. E assim, buscaram se unir de certa forma, conectar interesses em comum para alcançar uma escala de sucessos para todas”, conta o atual Diretor Presidente, à frente da intercooperação entre 54 cooperativas de profissionais de empresas como Coca-Cola, Cogem, Telefônica, Ericsson e outras.
Como o apresentador e tantas outras pessoas, permanece a dúvida sobre a diferença entre ser uma independente ao lado da FNCC, e a resposta são sempre os princípios cooperativas – adesão livre, controle democrático, devolução do excedente, juros limitados ao capital, neutralidade política, religiosa e racial, vendas a dinheiro e à vista e fomento da educação-.
“Aqui você não tem que seguir uma marca ou se adaptar a uma nova estrutura, preservamos a identidade da sua cooperativa, garantindo a liberdade para operar com os próprios serviços e produtos. A Federação oferece assessoria de vários setores, ajuda no desenvolvimento do backoff, apoia no controle de riscos, promove o benchmarking”, detalha o presidente.
A palavra de ordem é Intercooperação, o caminho para o futuro da gente, como está na atual identidade da FNCC, que pode ser vista em suas redes sociais e materiais de comunicação.
A entrevista completa pode ser ouvida no Podcast do Programa CoopCafé no Spotify e assistida no Facebook da Rádio Pop Rio – FM 98.7, entre os minutos 1:03 e 1:16. Acesse os links abaixo e aproveite!
Facebook Rádio Pop Rio: https://www.facebook.com/radiopoprio/videos/608628566792786/
Spotify – Podcast Programa CoopCafé
PROGRAMA COOPCAFÉ
Nas tarde de quartas-feiras acontece o encontro do cooperativismo promovido pelo do portal BR Cooperativo, com transmissão na Rádio Pop Rio – FM 98,7, Facebook e YouTube. O programa com cerca de duas horas de duração é conduzido por Cláudio Montenegro, Diretor Executivo do portal, com os quadros Crédito Cooperativo, Gente que Coopera, Cooperativa em Destaque e outros.
BR COOPERATIVO
O principal portal de notícias do cooperativismo brasileiro, com conteúdo abrangente do setor, pautas exclusivas, entrevistas, cenário mundial, panorama do agronegócio, economia, inovação e tecnologia, mobilidade, educação, infraestrutura, dentre outros assuntos.
A FNCC
A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismos de crédito.
A Federação tem como missão proporcionar suporte técnico, estratégico e político para que as cooperativas de crédito possam se fortalecer, se profissionalizar e praticar os princípios cooperativistas, promovendo a melhoria das condições de vida de seus associados, de forma consistente e estruturada.
Por meio de uma gestão participativa e transparente, atenta às necessidades e peculiaridades de suas associadas, a Federação trabalha ativamente junto às entidades e órgãos estaduais e federais, para garantir as melhores condições de trabalho e gestão das entidades.