“Workshop Auditoria Cooperativa” apresenta soluções para novas exigências do Banco Central

Foto Matéria - FEDERADAS_FNCC-192
  • Evento

Com novas exigências do Banco Central do Brasil para o processo de auditoria nas cooperativas de crédito, a FNCC realizou o Workshop Auditoria Cooperativa, para filiadas e não-filiadas, com objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer dicas para
cumprimento das normas.

Ministrado pelo auditor Fabrício Koeke, o workshop apresentou as diferenças entre os processos de auditoria existentes, os apontamentos mais comuns e maneiras de solucioná-los, a fim de evitar ocorrências repetitivas.
“A iniciativa da FNCC em promover um evento técnico sobre assunto de tamanha relevância contribui para o crescimento do cooperativismo de crédito. Esclarece diversas dúvidas que vemos no relacionamento diário com nossas cooperativas e
propicia troca de informações sobre os problemas enfrentados, e também sobre as mudanças que estão por vir”, comenta Fabrício.

A participação do público foi intensa. Os representantes das cooperativas compartilharam experiências e questionaram vários pontos em comum. “É importante que saibamos como formalizar os processos. Mesmo que, na prática, já aconteçam da maneira correta, é preciso que estejam formalizados em manuais e estatuto da cooperativa, evitando apontamentos durante as auditorias”, aconselha Fabrício.
Com 70 participantes, o evento teve ingresso solidário, que arrecadou 30 pacotes de fralda e 13 latas de leite em pó para a Casa Bakhita, instituição que cuida de crianças carentes.

“Organizacao, dinâmica do tempo, materiais de apoio e apresentação: nota 10!”
André Brone, CoopEricsson

“Parabéns pela organização e pelo tema escolhido.”
Valdemir Ferreira da Silva, Cooperativa Melhoramentos

“FNCC, parabéns pela organização! “
Elizabeth Brandão, CooperHidro

“Evento muito bem organizado e conteúdo excelente!”
Ygor Yudi Fogarolli, Credi SG

“Tema muito relevante e bem transmitido.”
Denise Rocha, Credibasf

“Parabéns pela iniciativa, organização e relevância dos assuntos abordados.”
Maria Aparecida Pereira, Coopertel

  • Representatividade

FNCC faz reunião no Banco Central em São Paulo

Evento teve objetivo de aproximar Bacen e Cooperativas Federadas

No dia 28 de junho, os diretores da FNCC, Wanderson de Oliveira e André Brone, e a coordenadora Sani Silva estiveram no Banco Central do Brasil, em São Paulo.
A equipe da Federação participou de reunião com Chefe Adjunto de Unidade Desuc (Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não Bancárias), Rodomarque Tavares Meira, e sua equipe.
Na ocasião, a FNCC fez apresentação institucional para aproximar o Bacen de suas singulares. “É papel da Federação levar as melhores práticas e soluções às filiadas.
Por esse motivo, trabalhamos para que a autarquia federal do Sistema Financeiro Nacional esteja próxima delas e conheça as boas práticas do nosso sistema cooperativista”, explica Wanderson.


NOTAS

  • Conecta

Conecta reúne federadas e parceiros na sede da Cogem

A fim de dar boas-vindas às novas federadas e apresentar práticas para atendimento às exigências do BCB, a FNCC reuniu suas federadas e empresas parceiras para o Conecta.
O encontro aconteceu na sede da Cogem e proporcionou interação e fortalecimento do cooperativismo. “Nosso time se torna mais forte com a entrada das novas federadas, todas comprometidas com a intercooperação e desenvolvimento em conjunto. Estamos muito felizes com as novas parcerias!”, comenta o Diretor Presidente da FNCC, Wanderson de Oliveira.
Evento aconteceu no dia 13 de junho.


  • Dia C

“Dia C” leva cooperativismo a crianças e adolescentes

Nos dias 1 e 3 de julho, a OCESP realizou realizadas ações para o Dia C 2019 com
apoio da FNCC e da CooperFEMSA.

Realizado no Sescoop, o evento recebeu mais de 300 jovens nos dois dias, vindos da instituição CCA Parelheiros e jovens aprendizes do Sescoop. Foram apresentadas duas peças teatrais, “Siga de Volta” e “Fim”.


  • Credita

Programa de Formação e Capacitação

No dia 10 de agosto, aconteceu mais uma ação do Programa de Formação e
Capacitação da FNCC.

Dessa vez, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários Públicos Municipais de Itapira – CREDITA recebeu treinamentos sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Conselho de Administração.
O momento contou com 12 participantes, sendo funcionários e diretores de cooperativas.