Última reunião do ano é pautada em relacionamento e tem ponto alto na Disney

Reunião FNCC

ESPECIAL // Reunião do Grupo

FEDERADAS PUDERAM ACOMPANHAR RESUMO DO ANO ATIVO DA FEDERAÇÃO E CONTRIBUIR COM SUGESTÕES PARA 2018

No último dia 24 de novembro, a FNCC recebeu, na sede da Ocesp cooperativas filiadas e não filiadas, parceiros e fornecedores, para a última reunião do grupo, neste ano.

Nesta ocasião, especialmente, o encontro teve como principal interlocutor o Diretor Presidente, Wanderson de Oliveira, que abriu a reunião fazendo uma retrospectiva de 2017. Entre os assuntos mais importantes estavam a criação do Menu de Governança no site, a participação da Federação no Encontro de Dirigentes da OCESP e no Fórum Integrativo Confebras e a implantação do Syscoop 32.

Além desses assuntos, o Presidente também falou do Canal de Denúncia e da campanha de comunicação DICC – Sonhos Prosperam Aqui, ação em comemoração ao Dia das Crianças que teve participação de todas as federadas, que aproveitou o tema comemorativo do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito.

O Diretor também mencionou a contratação de nova Consultoria Técnica, as mudanças que a FNCC deseja com o novo serviço e sobre a abertura de conta corrente na Sicoob Cecres, uma medida que vai implicar em diminuição de despesas com tarifas bancárias e aumento do rendimento da aplicação financeira.

Após sua explanação de abertura e resumo das últimas atividades, Wanderson revelou as perspectivas da Federação para próximo ano que inclui reunião com Bancoob para estudo de produtos e serviços oferecidos para cooperativas independentes, além de inovações e novas parceiras, em benefício das federadas.

Na sequência, veja os temas abordados.

“Esse é um encontro que reforça nosso objetivo principal que é entender a cooperativa e junto com ela encontrar soluções para que todas cresçam de maneira saudável e consistente, servindo seus cooperados com excelência.” WANDERSON DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DA FNCC

EVENTO // cooperativismo de crédito

Excelência no atendimento ao cliente: metodologia Disney

UM ESTUDO DE CASO PARA AMPLIAR O CONCEITO DE ATENDIMENTO E TRANSFERIR ESSA IDEIA PARA O MUNDO COOPERATIVISTA

O case Disney foi o material escolhido pela palestrante Ana Sena, do Sescoop, para abordar excelência no atendimento, encantamento do público e o conceito de sucesso.

A ideia central da palestra, aponta para a observação do outro, uma relação próxima, para que, compreendendo o que pode encantá-lo, seja possível surpreendê-lo positivamente. Além da questão do relacionamento e encantamento, Ana Sena também falou de despertar para o novo, da oportunidade de crescer em cada desafi o e de sucesso, como o ponto de chegada de muito esforço e repetição.

Separamos aqui algumas frases ditas durante a palestra que, mesmo sem todo o contexto, podem causar um impacto positivo na maneira como lidamos com as coisas. Veja:

“Sucesso não é leve, é pesado”

“A parte mais chata do sucesso é continuar fazendo sucesso”

“Sucesso requer muito treinamento”

Em resumo, apontamentos que a palestrante chamou de os 10 mandamentos do Mickey:

Conheça seu público

  • Entre na pele de seus clientes
  • Organize o fl uxo de pessoas e ideias
  • Crie uma identidade
  • Use linguagem visual
  • Evite excessos, crie surpresas
  • Conte uma história por vez
  • Evite contradição, mantenha a essência
  • Cada grama de atenção proporciona uma tonelada de prazer
  • Continue assim!

“É muito importante que as Cooperativas de Crédito se atentem para os detalhes. São eles que vão fazer a diferença no atendimento ao seus cooperados.”

ANA SENA, PALESTRANTE DO SESCOOP


POR DENTRO DO ASSUNTO! 

ENCONTRO INTERNACIONAL

Entre os dias 28 de outubro e 08 de novembro, o presidente Wanderson de Oliveira participou do “Intercâmbio na Suíça”.

Evento oferecido e custeado pela Ocesp/ Sescoop com o objetivo de oferecer, aos participantes, a oportunidade conhecer o modelo Europeu de cooperativas para, a partir desse conhecimento, traçar comparativo com as práticas no Brasil.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DAS FILIADAS FNCC

O GDA é um serviço oferecido às cooperativas, em parceria com a Ocesp / Sescoop. Com ele é possível administrar todas as demandas, entender o cenário geral e contexto evolutivo das cooperativas, analisar parâmetros para, depois das avaliações, fazer as mudanças necessárias.

E por ser tão importante para o dia a dia das cooperativas, durante a reunião do grupo, mais uma vez foram explicadas todas as funcionalidades e facilidades dessa ferramenta. Uma maneira de incentivar as cooperativas que ainda não conhecem o sistema, a facilitarem seus processos por meio do GDA.

LANÇAMENTO // novo aplicativo

Novo aplicativo promete revolucionar experiência do cooperado

 

A PRODAF, parceira da FNCC, apresentou uma novidade no encontro: o aplicativo Syscoop mobile! Um app que vai funcionar pelos sistemas Android e iOS para consultas e operações. Mas, o principal atrativo, é a possibilidade do cooperado realizar um compra cooperada, em poucos cliques.

Com essa nova ferramenta, o usuário poderá ter acesso à sua conta, visualizar saldos e extratos, realizar simulações e solicitações de empréstimo e efetuar compra cooperada direto com a loja do seu interesse.

Mais funcionalidades:

  • Vai funcionar Android e iOS
  • Apresenta ícone com logo da cooperativa
  • O acesso é feito com usuário e senha
  • O aplicativo pode ser personalizado em cores e telas
  • Não existem abas, o acesso é em um único toque
  • Compra cooperada

PARCEIRO // consultoria técnica

Consultoria Técnica: Bruske&Verdan

NOVO PARCEIRO DA FNCC

Leandro Guimarães, representante da Bruske e parceiro FNCC, falou brevemente, durante o encontro do grupo, sobre a parceria e agradeceu a confiança de todas as federadas presentes. Para ele o ano foi de muitos desafios, mas, em uma análise técnica, salientou que todas as resoluções e exigências vindas do Banco Central foram atendidas e respeitadas, com o máximo rigor.

Bruske&Verdan que assumiu a consultoria técnica da FNCC, disponibilizará boletins informativos com as novidades do setor, para as federadas.

FÓRUM // a vez da tecnologia

Inclusão digital e educação financeira

3º FÓRUM DE CIDADANIA FINANCEIRA, ACONTECEU NOS DIAS 7 E 8 DE NOVEMBRO

A analista da FNCC, Karina Rocha, esteve presente no 3º Fórum de Cidadania Financeira, promovido pelo Banco Central do Brasil, nos dias 07 e 08 de novembro, em Vitória / ES.

O Fórum abordou temas como Cidadania, Inclusão Digital e Educação Financeira, apresentou os desafios e diretrizes do planejamento estratégico de 2018 a 2022 do SNCC – Sistema Nacional das Cooperativas de Crédito e apresentou o novo aplicativo do Bancen: o BC+perto.

Karina aproveitou os tópicos de inclusão digital, abordados no Fórum, para dar ênfase à excelência no atendimento, comunicação e alternativas para ampliar esse processo, usando a tecnologia como aliada. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e é nosso papel entender a melhor forma de usar a conectividade e a tecnologia em favor do cooperativismo”.


FEDERADAS EM AÇÃO!

DE CARA NOVA!

Cooperativa inova em identidade visual, adotando novo logo, site e materiais da instituição. Quer conferir como ficou? Então acesse o site:

www.cooperfemsa.com.br

ELEIÇÃO DIGITAL

CoopCargill inova no processo eletivo de seus delegados. Todos os candidatos se candidataram, através de uma ferramenta online, disponível no site da cooperativa. A votação, que também é online está em andamento e se encerra no próximo dia 11!

MÃO NA RODA

Nova linha de crédito possibilita, aos cooperados, a aquisição do carro zero, a juros que vão de 1,20% a 1,60% a.m. Além do novo empréstimo, o cooperado também sai com o carro segurado pelas empresas parceiras da cooperativa. Gostou? Acesse o site e conheça mais: www.coopericsson.com.br