Manfred Dasenbrock é o novo coordenador do CECO

Otimismo e consolidação das cooperativas são destaque em evento na OCB

Manfred Alfonso Dasenbrock assumiu a coordenação do Conselho Consultivo Nacional do Ramo de Crédito (CECO), na quarta-feira, dia 25 de abril, em evento realizado na sede da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O novo coordenador chegou para o lugar de Leo Airton Trombka, da Unicred Brasil, e tem mandato por dois anos.

Presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Dasenbrock agora possui a responsabilidade de responder pelos interesses das cooperativas de crédito perante os órgãos oficiais como Banco Central, Presidência da República, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Em seu primeiro discurso, o coordenador agradeceu a condução dos trabalhos do seu antecessor e destacou os caminhos que seguirá no cargo.

“Em nome do Sicredi, assumimos essa coordenação com muita humildade, porque precisamos continuar construindo, juntos, o nosso caminho; assumimos, também, com muito respeito, para que tenhamos, neste ambiente, o surgimento de grandes ideias que tornem o nosso movimento cada vez mais forte.”

Manfred Dasenbrock

EVENTO

O evento contou com a ilustre presença do nosso Diretor Presidente, Wanderson de Oliveira. Além dele, tivemos nomes como a representante da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), Camila Japp e do Presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), Bento Venturim.

Na reunião plenária, também estiveram presentes representantes de cooperativas singulares, de centrais, de confederações, de unidades estaduais e servidores do Banco Central.


Posse dos eleitos do conselho fiscal

Análise contábil e transparência são destaques

No dia 17 de abril aconteceu a posse do Conselho Fiscal FNCC. Conselheiros Efetivos: Paulo Dias (Credi SG), Rogério Mesquita (CrediBesp) e Carlos Alberto Camargo (Cecreb). Conselheiros Suplentes: Delvo Martinelli (Credivista), Priscila Tomaz(CrediBASF) e Eliane Molina (Coop-Cargill).

Na reunião os conselheiros analisaram os documentos contábeis da FNCC, a evolução do orçamento e fluxo de caixa e também acompanharam o andamento do planejamento estratégico da Federação.

ACOMPANHE o Planejamento FNCC

Diretoria traça futuro de ações da FNCC

A direção da FNCC se reuniu, no último dia 20 de abril, para discutir os planos de ação do planejamento estratégico. Esse planejamento envolve a decisão sobre uma Sede para a Federação, a reunião de interessados para dar início aos Grupos de Estudos dos produtos e serviços Bancoob, o desenvolvimento de um sistema de Benchmarking e start do Programa de Formação e Capacitação. Acompanhe!

SEDE DA FNCC

A diretoria analisou o relatório das salas que foram visitadas até o momento e decidiu seguir com visitas porque o local ideal ainda não foi encontrado. Além disso, está considerando o levantamento dos orçamentos de prestadores de serviços e fornecedores que serão necessários para a mudança.

GRUPO DE ESTUDOS

Sobre os Grupos, nos próximos diasa Diretoria vai organizar interessados nos estudos dos produtos e serviçosdo Bancoob. A boa notícia é que o estudo sobre o acordo coletivo, estáavançando!

Os responsáveis organizaramuma minuta de acordo base,e o próximo passo será discutir ascondições gerais com os sindicatosrepresentantes.

BENCHMARKING

O desenvolvimento do Benchmarking possibilitará, às filiadas, responder, por meio de um formulário, as suas práticas sobre diversos assuntos e, a partir deles, somar um portfólio de serviços e práticas, que ficará disponível para consulta. A implantação desse sistema está prevista para o mês de julho deste ano.

AGENDA – PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Anote, na sua agenda, os treinamentos/palestras para este ano:

  • Cobrança e Inadimplência (junho)
  • Orçamento Empresarial (julho)
  • Governança (agosto)
  • FATES (novembro)

Não perca o 12º Concred!

Maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina

De 21 a 23 de novembro acontecerá o 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo deCrédito (Concred), um dos eventos mais esperados pelas cooperativas financeiras.

Neste ano, o evento vai acontecer em Florianópolis, um dos maiores redutos cooperativistas do país. Para esta edição são esperados mais de 1.500 congressistas. Com o tema alicerçado em duas grandes premissas: Protagonismoe Sinergia em Cenários deMudança, a proposta dos organizadores é promover debate sobre assuntos pertinentes ao cooperativismo e, por meiode palestras com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais, gerar desenvolvimento.

INSCRIÇÕES

As inscrições já estão abertas.
Garanta o seu lugar no primeiro lote.

Consulte o preço aqui

FNCC e parceiros se reúnem com a Prodaf

Empresa gestora de sistemas de gestão de cooperativas tratou de assuntos técnicos com filiadas

FNCC, cooperativas filiadas e Prodaf, se reuniram para discutir assuntos técnicos sobre o sistema de gestão das cooperativas. O encontro que aconteceu no dia 18 de abril e contou com 20 participantes, tinha o objetivo de esclarecer funcionalidades dos Sistemas Prodaf já utilizados pelas cooperativas e abrir espaço para que representantes das cooperativas filiadas pudessem apresentar suas dúvidas e sugestões sobre os sistemas que utilizam em suas cooperativas. E a troca foi muito produtiva.

À medida que as dúvidas apareciam, a Prodaf podia expor as dissensões que podem ocorrer dependo da forma de utilização das ferramentas e todas as soluções para essas eventualidades. Há mais de 40 anos no mercado de cooperativismo de crédito, a Prodaf possui expertises na área de tecnologia e inovação para atender o público cooperativista, e tornar os processos mais práticos e seguros.