FNCC participa do V Encontro dos Dirigentes das Cooperativas de Crédito

ENCONTRO 04.08 - FNCC-17

Evento de grande importância discutiu o impacto das transformações político-econômico no cooperativismo de crédito.

O último dia 4 de agosto foi marcado pelo V Encontro dos Dirigentes das Cooperativas de Crédito, com participação ativa do grupo FNCC. Esse importante evento, que aconteceu o dia todo no Hotel JP em Ribeirão Preto, reuniu presidentes, dirigentes e conselheiros para debater o impacto das transformações político-econômico no cooperativismo de crédito.

O evento foi divido em duas partes, de manhã e à tarde. Wanderson de Oliveira, presidente da FNCC participou da composição da mesa na abertura oficial onde a representatividade da Federação, foi elogiada pelo Sr. Del Grande, Presidente da Ocesp.

No Painel de regulação, aconteceu a palestra do FGCoop, representada por Cláudio Luis Medeiros Weber do Departamento de Monitoramento e Supervisão e uma palestra do Banco Central, com Ivens Aruã Neves de Miranda coordenador na divisão de estudos especiais do departamento de supervisão de cooperativas e instituições não bancárias (DESUC).

No fim da manhã, Fabíola Motta, da gerência de relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, apresentou a atuação da OCB na representatividade política e institucional das cooperativas.

Na segunda parte teve início o Painel de Inovação no Sistema Financeiro, com Sani Silva, Diretora Administrativa da FNCC, como mediadora. Nesse painel as instituições Bancoob, Sicredi e Creditas, apresentaram suas soluções em tecnologia e inovação.

Em um segundo momento, foi apresentado o Programa de Indicadores Econômico-financeiros – GDA, do Sescoop/ SP.

Pouco antes do encerramento, no painel de Oportunidades e Desafios no Cenário Atual e Futuro, o destaque ficou por conta da palestra do Sr. Waldyr Max Júnior, Engenheiro Agrônomo, Comunicador, Apresentador e Diretor Presidente da Credicana, que mostrou soluções em comunicação com o associado.

Para Ivo Lara Rodrigues, Diretor Financeiro da FNCC, eventos como esse promovem uma troca de boas práticas em cooperativas. “O Encontro de Dirigentes foi excelente! Contribuiu positivamente e gerou reflexões para sairmos de nossa zona de conforto. Assim como a proposta de exercício da intercooperação, que aproxima as cooperativas, a palestra sobre o papel e representatividade, feita pela OCB/Ocesp, foi muito produtiva. Com certeza o evento é uma ferramenta importante de apoio para as singulares”.