FNCC inicia o ciclo do Conecta em 2020

Foto Matéria - CONECTA_FNCC-202

O evento realiza uma rede de compartilhamento entre Federação e
cooperativas

Aconteceu na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, o primeiro Conecta de 2020, o encontro tem finalidade de reunir cooperativas filiadas a FNCC e sua Diretoria. Para discussão de temas significantes que envolvem a boa administração das cooperativas e o panorama futuro do cooperativismo.

Ivo Lara Rodrigues, diretor financeiro da FNCC, abriu o evento falando do momento do cooperativismo, e do reconhecimento que essa área tem recebido no mercado financeiro, “as cooperativas necessitam verificar os serviços oferecidos pelos bancos e trazer para os cooperados, buscando sempre as melhores condições e taxas”.

A pauta principal foi Portabilidade de Crédito, e os aspectos que envolvem esse tema dentro das cooperativas.
O consultor jurídico da FNCC Reginaldo Ferreira Lima Filho demonstrou os pontos legais e operacionais da portabilidade, e relata: “a portabilidade é um campo que as cooperativas podem explorar e trabalhar beneficiando os cooperados, diferente dos bancos, as cooperativas possuem melhores condições e um atendimento mais humano.”

Outra perspectiva tratada durante o Conecta, foi a ótica da auditoria sobre a portabilidade de crédito nos regimentos do Banco Central. O auditor Fabrício Koeke tirou dúvidas dos presentes, oferecendo orientações sobre quais medidas as cooperativas devem implementar nesse primeiro momento.

Os representantes das empresas do segmento da tecnologia, Fácil Informática e Savemais, trataram com o público sobre o sistema que realiza a portabilidade e como o processo deve ser realizado, e as dificuldades do mercado a respeito dessa
operação financeira.

No evento teve um brunch para que os cooperados pudessem conversar sobre os aspectos debatidos. Cerca de 33 pessoas lotaram o auditório da FNCC, entre os presentes 14 são cooperativas federadas e 4 empresas parceiras.

Nas considerações finais, o público aproveitou para tirar as dúvidas restantes com o auditor Fabrício Koeke, e para trazer temas que envolvem o dia a dia das cooperativas.