Cooperativismo cresce e concessão de empréstimo ultrapassa grandes bancos

Expectativa é que, em cinco anos, as cooperativas passem a representar 10% do sistema financeiro

Enquanto a carteira de crédito dos cinco maiores bancos do País cresceu entre 7% e 13% até setembro do ano passado, as duas das maiores cooperativas do país avançaram, alcançando as marcas de 17% e 28%.
De acordo com dados divulgados no Diário da Indústria e Comercio, no último dia 10 de janeiro, hoje as cooperativas representam 5% do sistema financeiro, mas a expectativa com essa alta é que, em cinco anos, as cooperativas passem a representar 10%.
Todo esse otimismo está baseado no nível de confiança que as cooperativas têm alcançado com seus cooperados – devido à aposta em comunicação e novas tecnologias, que aproxima e informa aos cooperados sobre vantagens e benéficos que as linhas de crédito podem oferecer – em geral taxas de juros e condições de pagamento muito mais vantajosas do que as oferecidas pelos bancos.
Em entrevista recente, Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob – Banco Cooperativo do Brasil, falou sobre a expectativa de avanço do cooperativismo no Brasil. “Quanto mais o nosso cooperado se desenvolve e cresce, a comunidade na qual estamos inseridos também se desenvolve e a cooperativa tem maior sucesso. Isso porque o que nos move é o sentimento de colaboração, cooperação e compartilhamento”, afirmou Almada.