Conecta apresenta aspectos da Portabilidade de Crédito nas cooperativas

Foto Matéria - FEDERADAS_FNCC-192
  • Conecta – 19/02
  • Representatividade: Reunião na OCESP no dia 05/02, participou o Wanderson (Diretor Presidente da FNCC) e sr. Aramis Moutinho Jr
    (Superintendente da OCESP), assuntos: Contribuição Cooperativista;
    Evento de 50 anos da Ocesp; e Assuntos diversos sobre o momento da representação sindical, e o momento do Cooperativismo de Crédito;
  • Intercooperação: Reunião na federada da FNCC, Coopertel, no dia 05/02, participou o Wanderson (Diretor Presidente da FNCC) e sr.
    Clodoaldo Palú (Gerente Administrativo da Coopertel), Maria Aparecida Pereira (Diretora Presidente da Coopertel) e Valdeci Pereira de Souza (Diretor Secretário da Coopertel), assuntos: Momento atual e cenário futuro da FNCC e do Cooperativismo de Crédito nacional.
  • Programa de Formação e Capacitação: Curso de Processos Assembleares – 14 e 21/02;

  • CONECTA

Conecta apresenta aspectos da Portabilidade de Crédito nas cooperativas

Encontro discute temática que é pouco difundida entre as coops

No último dia 19 de fevereiro, aconteceu o Conecta. O primeiro encontro de 2020 reuniu cerca de 30 representantes das cooperativas filiadas e empresas parceiras, para discussão de temas que envolvem a boa administração das cooperativas e o panorama futuro do cooperativismo.

Ivo Lara Rodrigues, diretor financeiro da FNCC, abriu o evento falando do momento do cooperativismo e do reconhecimento que a área tem recebido no mercado financeiro, “as Cooperativas devem estar atentas aos produtos e serviços financeiros disponíveis no mercado e buscar alternativas viáveis para disponibilizar aos cooperados numa relação justa onde todos ganham”, afirma o diretor.

A pauta principal do Conecta foi a Portabilidade de Crédito e os aspectos que envolvem esse tema nas cooperativas. O consultor jurídico da FNCC, Reginaldo Ferreira Lima Filho, demonstrou os pontos legais e operacionais da portabilidade.
Por outra perspectiva, Fabrício Koeke, Auditor Fiscal e parceiro da Federação, esclareceu dúvidas dos presentes e ofereceu orientações sobre medidas que as cooperativas devem implementar sobre o tema.

Os representantes das empresas do segmento da tecnologia Fácil Informática, Gustavo Gonçalves e Aparecido Scudeletti da Savemais, trataram com o público sobre sistema que realiza a portabilidade e as dificuldades técnicas do mercado a respeito da portabilidade. Seus sistemas estão aptos a atender a obrigatoriedade da Portabilidade de Crédito.

Ao final do evento foi oferecido um brunch, um momento de descontração entre representantes das cooperativas filiadas, diretoria e visitantes.


  • REPRESENTATIVIDADE:

Presidente da FNCC discute momento do cooperativismo

“Cresce participação das cooperativas de crédito na economia”

O Presidente da Federação, Wanderson Oliveira, participou no dia 05 de fevereiro, de reunião na OCESP, juntamente a Aramis Moutinho Jr, superintendente da organização.

Durante evento os presentes trataram de pautas como a contribuição e o impacto das cooperativas na economia nos últimos anos, sobre período favorável do cooperativismo, participando do aumento do PIB de municípios e alavancando a retomada da economia.

“Cresce participação das cooperativas de crédito na economia”, afirma o presidente da federação, que projeta um cenário ainda mais favorável em 2020.

A representação sindical e o evento dos 50 anos da OCESP também foram pautas.


  • INTERCOOPERAÇÃO

FNCC se reúne com federada

Cenário futuro da Federação foi tema do encontro

No início de fevereiro aconteceu reunião entre Presidente da FNCC, Wanderson Oliveira e representantes Coopertel. No encontro estiveram presentes o gerente administrativo Clodoaldo Palú, a diretora presidente Marial Aparecida e o diretor secretário Valdeci Pereira de Souza da cooperativa de crédito.

A Coopertel tem mais de 40 anos, atuando junto aos empregados do Grupo Telefônica, promovendo o bem-estar dos filiados e de seus dependentes.

Os presentes debateram sobre o cooperativismo de crédito nacional, seu crescimento no último ano e o futuro da Federação junto a Coopertel.


  • PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

FNCC abre ciclo de treinamentos de 2020

Temas fazem parte do dia a dia das cooperativas

Entre os dias 14 e 21 de fevereiro, aconteceu, na Sede da Federação, o primeiro treinamento do Programa de Formação e Capacitação do ano.

O curso de Processos Assembleares, ministrado pela instrutora Thays Magalhães, abordou rotinas organizacionais das assembleias gerais e a influência do evento nos procedimentos das cooperativas. Além disso, foram esclarecidos procedimentos para obter melhores resultados nas atividades e como é realizada a posse dos eleitos.

Cerca de 22 pessoas participaram da formação, entre o público havia cooperativas do ramo financeiro, sendo estas clássicas, plenas e de capital empréstimo.

O treinamento teve como tema, um dos eventos mais importantes do ano das cooperativas, as AGO’s. A instrutora Thays Magalhães comenta a importância do evento “a assembleia é o órgão social, que oportuniza a participação e estreita a distância, entre o cooperado que está na ponta, e possui necessidades e os órgãos de representação que estão se empenhando para atender essas necessidades.”

A AGO é um evento que demanda a atenção de um grande número de pessoas para ser realizada e sua preparação é planejada durante todo ano pelas cooperativas.