Bons pagadores poderão ter acesso a crédito mais barato

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nessa quarta-feira (13), projeto de lei que cria novo cadastro positivo de crédito. O cadastro tem como objetivo possibilitar que bons pagadores tenham acesso a crédito com juros baixos.

Mas o assunto divide opiniões. Parte dos parlamentares afirma grandes benefícios com a mudança e aquecimento da economia, enquanto outra parte não acredita que essa medida trará grandes transformações. E, nessa discussão, despontou o cooperativismo de crédito, citado como a melhor solução para a comunidade que precisa de crédito.

“O aperfeiçoamento do cadastro positivo não vai resolver a questão dos altos juros brasileiros. Mas um resultado real pode ser possível com a participação das cooperativas no mercado, como já acontece em Santa Catarina”, falou o senador Esperidião Amim, do PP, à reportagem do Senado Notícias.

Um tipo similar desse cadastro de crédito já existe e desde de 2011 recebe participantes, mas de forma voluntária. O serviço é oferecido por empresas de crédito, que definem uma nota para cada tipo de consumidor classificando-os como bons ou maus pagadores. No novo modelo o cadastro será feito automaticamente e o usuário que não quiser participar, deve pedir a exclusão.